Secretaria de Educação explica processo de preenchimento de vagas na Educação Infantil

Governo comenta aspectos da fila de espera por creches

Secretaria de Educação explica processo de preenchimento de vagas na Educação Infantil

Governo comenta aspectos da fila de espera por creches

 

A Secretaria de Educação de Brusque se manifestou nesta quinta-feira a respeito de reportagem publicada nesta quinta-feira, 27, que trata da fila de espera por vagas em creche em Brusque.

Inicialmente, o governo esclarece que a idade de Pré-escola, ou seja, para crianças que fazem 4 anos até 31 de março, é obrigatória. Por isso, não possui fila de espera, sendo que qualquer pai pode levar seu filho diretamente ao CEI mais próximo de sua casa e efetuar a matrícula. Não sendo possível a vaga no CEI desejado, a criança será encaminhada para outro CEI, mais próximo da residência de origem, dentro de um raio de até cinco quilômetros.

Também informa que a fila que consta no sistema Fila Única de Pré I são de crianças que eram da fila de espera do Infantil II no ano de 2019, e que agora passaram para a idade obrigatória no ano de 2020 e não efetuaram a matrícula. Em relação ao fato, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria da Educação, já realizou contatos telefônicos para efetivação da matrícula, porém ainda não obteve sucesso.

Dessa maneira, está sendo realizada uma busca junto ao Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Saúde e Secretaria de Educação. Inicialmente eram 32 crianças e hoje restam 23 crianças em idade obrigatória que não procuraram um CEI para efetuar a matrícula.

A prefeitura observa, ainda, que em 2019 lançou a ferramenta “Busca Ativa”, denominada localmente de “Todos na Escola”, com o objetivo de facilitar e identificar eventuais casos de crianças em idade escolar que possuam entre 4 anos (completados até 31 de março) a 17 anos e estejam fora da escola.

Em relação as demais demandas relacionadas ao berçário e infantil (I e II) a prefeitura salienta que desde 2017 até o momento foram criadas 928 vagas em creches no sistema municipal de ensino. Até o fim deste ano, serão mais 600, fazendo com que o município chegue a 7.223. Ou seja, em pouco mais de três anos, houve um aumento de 22% na oferta de novas vagas, totalizando 1528 novas oportunidades.

A Prefeitura de Brusque reforça, ainda, que, somente no berçário I (6 a 11 meses), onde há cerca de 270 crianças na fila de espera, destas, mais da metade, 171 (62,8%), ainda não atingiram a idade mínima (6 meses) para frequentarem a creche, porém já constam no sistema.

Por fim, a administração municipal salienta que existem muitos casos em que os pais cadastram as crianças na Fila Única, porém, posteriormente, mudam de endereço, cidade e estado, mantendo o cadastro no sistema.

“Fatores como estes citados, demandam, diariamente, atenção especial e um trabalho em conjunto de diversos profissionais da rede pública: Educação, Assistência Social, Saúde e Conselho Tutelar, que atuam no cruzamento de dados para identificação destes casos, nem sempre com sucesso”, diz a prefeitura, em nota.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo