Secretaria de Educação planeja aumento de vagas em creches com novas instalações em Brusque

Diversas obras devem ficar prontas em 2020, de acordo com o governo

Secretaria de Educação planeja aumento de vagas em creches com novas instalações em Brusque

Diversas obras devem ficar prontas em 2020, de acordo com o governo

A Secretaria de Educação de Brusque planeja aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil com a construção de novas instalações em 2020. A secretária Eliani Buemo explica, por exemplo, que no dia 11 de fevereiro serão abertas as propostas para o processo licitatório de construção de nove salas na escola Alberto Pretti, no bairro Limeira, feitas eum uma estrutura modular. O local já conta com uma sala modular utilizada há bastante tempo.

“É um caso à parte. Ela foi reformada e ampliada em administrações passadas e apresentou problemas estruturais. Quando cheguei em 2018 já havia problema de salas com rachadura. Iniciamos todo processo, sobretudo pela questão do recurso”, pontua. A reforma também será executada com recursos do Finisa.

A princípio, serão feitas novas salas em um outro espaço para, posteriormente, transferir os alunos para os novos ambientes e só então mexer nas que estão com problemas estruturais.

Outro local que também está com obras em andamento é o CEI Rio Branco, que é considerado pela secretária como a “novela mexicana” da rede municipal. “Desde 2011 tem essa obra do pró infância. Brusque foi contemplada com três, a do Rio Branco, uma na Limeira (CEI Vó Rosa) e uma no Santa Luzia (CMEI Clara Maria Furtado)”. Ela estima que o CEI Rio Branco fique pronto até o fim do ano, trazendo vagas para mais 250 crianças.

A escola Nova Brasília também passa por reformas atualmente. Para este ano, a secretaria de Educação locou um espaço ao lado da creche que atenderá todo ensino fundamental e pré escola enquanto o educandário é reformada.

“A atual escola passará por uma reforma pois ela atenderá somente a creche. Ali temos a expectativa da abertura de 200 vagas. Hoje atendemos cerca de 130 crianças e passaremos para mais de 300 atendimentos”, finaliza.

Com a transferência dos alunos para um espaço maior, será aberta mais uma turma de primeiro ano, que aumentará gradativamente a cada ano. As reformas na escola têm o intuito de comprir o que prevê o plano municipal, segundo Eliani.

Além disso, no dia 12 de fevereiro será aberta licitação de coberturas de quadras, que contemplaram quatro escolas: Ângelo Dognini, Rio Branco, Cedro Alto e Alexandre Merico. Na escola Ângelo Dognini também será feita a cobertura do pátio. Todas as obras eram reivindicações da comunidade.

No dia 11 de fevereiro também serão abertas as propostas do processo licitatório para reforma na cozinha da escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, na Alsácia. Além disso, no dia 12 serão abertas as propostas da licitação para troca de telhado na escola Padre Vendelino Wiemes e José Vieira Corte.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo