Secretaria de Obras de Brusque realiza mutirão de limpeza de bocas de lobo
Segundo a prefeitura, serviço foi intensificado durante a semana
A Secretaria de Obras realiza anda realizando o serviço de limpeza do interior das caixas coletoras, conhecidas popularmente como bocas de lobo. Este serviço, segundo a prefeitura, ocorre diariamente e durante esta semana foi intensificado.
“É um serviço extremamente necessário e importante para garantir o funcionamento do sistema de drenagem. Nosso objetivo é intensificar a limpeza antes do período chuvoso, principalmente as chuvas fortes de verão”, explica o secretário Ivan Bruns Filho.
A limpeza das bocas de lobo é feita manualmente com uso de pá, enxada e picareta. Mas, como há muitas ruas com material de macadame ou mesmo estradas de chão, esse material das ruas acaba caindo na boca de lobo e descendo ao longo da tubulação.
Então, junto à equipe, e dependendo da necessidade, atua um caminhão hidrojato, que utiliza jato sob pressão de água, para agilizar os serviços de limpeza das caixas coletoras. O veículo é também utilizado para desentupir a tubulação e para limpeza das calçadas nos casos em que há lama.
Solicitação
Para que a rede de drenagem funcione de forma correta, o sistema de ligação deve trabalhar de forma conjunta. As bocas de lobo espalhadas pela cidade são os responsáveis pela captura da água da chuva e segue pela tubulação até chegar nos rios. Assim, tanto para facilitar a passagem da água como também para não poluir os rios com lixo, a manutenção precisa ser feita constantemente, até mesmo para evitar os alagamentos.
O secretário reitera que a participação e conscientização da população é fundamental, uma vez que o lixo obstrui a passagem de água. “Precisamos que cada um faça sua parte para que a água da chuva possa ser escoada adequadamente”.
Para solicitar a limpeza ou reparos em bocas de lobo deve-se entrar em contato com a Secretaria de Obras pelo telefone 3351-1472. Os pedidos são agendados de acordo com o cronograma de trabalho.
Veja agora mesmo!
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: