Secretaria de Obras implanta sistema informatizado para controle de frotas
Veículos terceirizados também deve adotar as tecnologias em breve
Desde o dia 1º de abril, os motoristas e operadores da Secretaria de Obras repassam aos servidores das guaritas a quilometragem e o seu destino. Esta é uma das etapas do novo controle de frotas implantado.
Ainda em 2012 as primeiras medidas foram tomadas para implantação do sistema, com a relação e identificação de todo maquinário. No início deste ano, todos esses dados foram repassados ao programa, que podem ser visualizados e fiscalizados em tempo integral. O objetivo já começou a ser alcançado com o acompanhamento mais minucioso das manutenções, rastreamento dos veículos e baixa nos custos com mecânica.
Além de informatizar os meios de fiscalização, novas tecnologias estão sendo introduzidas, como a colocação de dois chips em tecnologia 3G nos veículos e equipamentos. A partir de informações transmitidas via torre de celular, o responsável acompanha pela secretaria a rota de cada maquinário confrontando com as informações repassadas na saída. Os dois chips ainda são um teste, que passarão por uma aprovação dos resultados para posteriormente novas aquisições.
O próximo passo será exigir que os terceirizados também adotem estas tecnologias, para que também sejam acompanhados. Na próxima licitação ainda serão requeridos veículos para transporte de material com cabine estendida, própria para o transporte de pessoas que atendam as normas de trânsito.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque