X
X

Buscar

Secretaria de Saúde de Brusque disponibilizará ajuda psicológica

Pasta emitiu alerta aos profissionais da saúde do município

A Secretaria de Saúde de Brusque emitiu alerta sobre o jogo “Baleia Azul” e da Série “13 Reasons Why” nesta sexta-feira, 28. A pasta disponibilizará serviço de referência de casos suspeitos relacionados ao suicídio e depressão.

Segundo nota divulgada, o objetivo do alerta é chamar a atenção dos profissionais para “comportamentos incomuns dos jovens, que consistem em uma série de desafios que incluem tarefas de automutilação, ingestão de medicamentos, ideação e tentativa e suicídio”.

“Recomendamos que os profissionais mantenham elevado nível de suspeição em relação aos atendimentos de pessoas que apresentem lesões (cortes, queimaduras e perfurações pelo corpo) e envenenamento/intoxicação (medicamentos e outras substâncias químicas) que possam caracterizar ato intencional”, afirma em comunicado.

“Nestes casos, após o atendimento, deve-se realizar uma abordagem junto à pessoa assistida e acompanhantes/familiares com o objetivo de continuar ou descartar a suspeição”, completa.

A Secretaria de Saúde informa que disponibilizará um serviço para referência dos casos suspeitos, que contará com uma equipe de apoio em saúde mental localizado no Centro de Serviços em Saúde para acolhimento e, se necessário, essa equipe encaminhará para o serviço especializado em saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Brusque já registrou um caso de adolescente envolvido com o jogo Baleia Azul.

Os principais sinais destacados pela secretaria são:

– Apatia total, a pessoa fica distante e não demonstra nenhum sentimento;
– Aumento da agressividade e das brigas na escola;
– Perda de vínculo com a turma de amigos;
-Falar frases como: “gostaria de dormir’ para sempre, nunca mais acordar” ou “você ficaria melhor sem mim” ou “vou voltar para onde nunca deveria ter saído”;
– Abuso de substâncias, como álcool e drogas;
– Tentativas prévias de suicídio;
– Mutilações na palma da mão;
– Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal
– Posts em redes sociais com os dizeres “#iamwhale” (“Eu sou uma Baleia”)
– Cortes nos lábios;
– Furos nas mãos com agulhas