Secretaria de Saúde de Brusque faz homenagem às doadoras de leite humano
No ano passado foram doados 400 litros de leite, por 80 mulheres
No ano passado foram doados 400 litros de leite, por 80 mulheres
Na tarde desta sexta-feira, 18, o posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque realizou uma homenagem a todas as mulheres que doaram leite entre o mês de maio de 2017 e maio de 2018. A cerimônia ocorreu no auditório da Clínica da Mulher, no Centro de Serviços em Saúde.
Na oportunidade, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, parabenizou a todas as mulheres e enalteceu o ato de doação do leite humano. “É um ato de se doar. O leite materno é o melhor alimento do mundo e faz a diferença na vida de quem recebe. Estar aqui hoje me faz lembrar muito de minha infância e de como minha mãe nos criou, em uma época que não havia conhecimento nem acesso à medicina”.
Durante o evento a psicóloga Ionara Marques fez uma breve palestra com o tem “As dores e delícias de ser mãe”, onde abordou as dificuldades e prazeres da vida materna, desde o parto, o puerpério, até o crescimento dos filhos.
Vanessa Nicoletti, moradora do bairro Guarani, foi uma das homenageadas. “Tenho uma filha de quatro anos e no ano passado quando tive minha segunda filha, a Ana Beatriz, entrei em contato para doar novamente. Leva um pouco de tempo, mas a gente se acostuma e vira rotina. O benefício da doação é muito maior que o tempo que leva para retirar o leite. Estamos ajudando um bebê, uma mãe, enfim, uma família inteira”.
De acordo com a enfermeira Sheila Neves, do Amamenta Brusque, no ano passado foram doados 400 litros de leite, por 80 mulheres. “Esta é nossa forma de agradecer, aproveitando a o Dia Nacional de Doação de Leita Humano (19 de maio), a cada uma que se doou um pouco para ajudar tantos bebês”, finaliza.
Seja uma doadora
Para ser doadora basta procurar o Posto de Coleta de Leite Humano Amamenta Brusque, que fica localizado no prédio do Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania. O programa oferece os frascos e a equipe busca o leite em casa.
Além disso, a equipe realiza atendimento na Clínica Uni Duni Tê, de segunda a quinta-feira, à tarde, e apoia as Unidades Básicas de Saúde. Após a coleta, o material é encaminhado para o Banco de Leite, na cidade de Blumenau. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3255-6800.