Secretaria de Saúde de Brusque prepara protocolo de atendimento para prevenção ao coronavírus
Planejamento envolve os hospitais do município, que tem um caso suspeito de infecção
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância Epidemiológica, prepara protocolo de atendimento para a prevenção do Covid-19, o novo coronavírus.
De acordo com o secretário da pasta, Humberto Fornari, o planejamento envolve uma abordagem entre dois hospitais do município: o Azambuja e o Dom Joaquim.
“Provavelmente vamos ter que aumentar o número de leitos, principalmente de UTI. Para isso, estamos preparando o Hospital Dom Joaquim, que normalmente não faz internações eletivas”, comenta.
O secretário salienta que muitos pacientes vão precisar de internação de terapia intensiva. Com isso, a secretaria prepara a disponibilização de leitos hospitalares.
Segundo Fornari, todos os colaboradores da Secretaria e da Vigilância trabalham em processo de sobreaviso. Ainda, ele conta que existe a possibilidade de ampliar o número de profissionais no plantão, o que dependerá da demanda.
Ele explica que o plantão de sobreaviso consiste em atender aquela pessoa que chega no pronto-socorro com febre, tosse, desconforto na respiração e que o médico suspeite que possa estar contaminada.
“Para isso, precisa dos nossos agentes para estarem lá, a qualquer momento do dia e da noite, para fazerem a coleta da saliva, dos fluídos, para diagnóstico. Essas questões estamos discutindo internamente e com os hospitais”, afirma.
Também, o secretário adianta que o Hospital Imigrante também já está se preparando, junto com a Secretaria, para a possibilidade de compras de leitos junto com Governo do Estado.
“Claro que isso vai precisar da sensibilidade do governo para autorizar a compra, isso no UTI e nos leitos normais. Como o Hospital Imigrantes não é filantrópico, o município não pode fazer nenhum tipo de acordo, isso vai depender da coordenadoria do estado”, completa.
Um caso suspeito foi notificado em Brusque, segundo registro em boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 11. Além disso, dois casos do coronavírus foram confirmados em Florianópolis, na tarde desta quinta, 12. Segundo o Ministério da Saúde, já são 67 casos suspeitos no estado.
Fornari indica que a melhor forma de prevenção é higienizar as mãos. Outra indicação se for espirrar ou tossir, e não tiver um lenço, é usar o cotovelo. O uso da máscara é indicado para quem já apresenta os sintomas, para não contaminar outras pessoas.