Secretaria de Saúde discute critérios para vacinação de adolescentes contra Covid-19 em SC
Adolescentes serão vacinados após conclusão do calendário vacinal de adultos
Adolescentes serão vacinados após conclusão do calendário vacinal de adultos
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio do Comitê Técnico Assessor de Imunização, já discute quais os critérios que serão utilizados para a inserção dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos no calendário estadual de vacinação contra a Covid-19 após a conclusão da vacinação da população adulta.
O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que o principal objetivo do Comitê Técnico é avaliar, com base em estudos científicos e análise epidemiológica, qual a melhor estratégia de vacinação para este público.
“O Comitê, formado por especialistas em infectologia e imunização, irá se apoiar em documentos técnicos e análise do perfil epidemiológico de casos e óbitos por Covid-19, na população abaixo de 18 anos, para nos indicar qual a melhor estratégia a ser seguida. Serão consideradas evidências que apontem maior grau de vulnerabilidade de adolescentes portadores de doenças crônicas e deficiência permanente, além do planejamento da vacinação por faixa etária”, disse o superintendente.
As recomendações do comitê técnico serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde que está agendada para o dia 10 de agosto. A partir disso, o estado e os municípios poderão pactuar sobre a estratégia de vacinação deste público. Além do momento em que ela deve iniciar.
A vacinação de adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, já foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Foi decidido entre gestores do estado e dos municípios na última reunião da CIB, neste primeiro momento, a vacinação dos adolescentes deve ser realizada com doses da vacina Pfizer ou outra que venha a ser autorizada pela Anvisa para uso em menores de 18 anos.
A aplicação de doses neste público deve ser iniciada assim que for concluída a vacinação de toda a população adulta. Ou seja, com 18 anos ou mais, com pelo menos a primeira dose da vacina. A estimativa populacional dos adolescentes de 12 a 17 anos, em Santa Catarina, é de 549.894 pessoas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Chafariz da praça Sesquicentenário é alvo de vandalismo em Brusque
Covid-19: novo agendamento para vacinação de pessoas com 34 anos ou mais é aberto em Brusque
Secretaria de Saúde discute critérios para vacinação de adolescentes contra Covid-19 em SC
Com estoque cheio e pouca saída, Blumenau doa cloroquina para Brusque
Carro bate em clínica odontológica no Centro, em Brusque
Identificado o jovem de 15 anos que faleceu ao andar de bicicleta em Gaspar
Retomada total das linhas de ônibus em Brusque ainda não tem previsão
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: