Secretaria de Saúde de Brusque explica que testes para Covid-19 estão sendo realizados mediante critérios médicos
Pacientes estão sendo orientados a procurar Unidades Básicas de Saúde para avaliação
Pacientes estão sendo orientados a procurar Unidades Básicas de Saúde para avaliação
Apesar da grande procura de pessoas com sintomas respiratórios, de acordo com a Secretaria de Saúde, não há falta de testes para Covid-19 via Sistema Único de Saúde (SUS).
Leitores do jornal O Município entraram em contato relatando dificuldades para conseguir acesso aos testes. Segundo a Secretaria de Saúde, os exames são solicitados mediante critérios médicos e não existe um total de dias de sintomas para realizar o teste. Desta forma, o médico é quem vai definir se há necessidade ou não de testar.
Desde da última terça-feira, 4, os testes de Covid-19 em Brusque, feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passaram a ser realizados após triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta quinta-feira, 6, a prefeitura também passou a realizar testes na Policlínica do Centro.
Leia mais
– Testes de Covid-19: saiba onde encontrar e quais os valores em Brusque
– Hospitais de Brusque registram disparada de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios
Desta forma, quem tiver sintomas respiratórios deve procurar as UBS, entre 8h e 12h e das 13h às 17h. No período noturno e nos finais de semana e feriados, o acolhimento é feito nos hospitais Dom Joaquim e Azambuja, que mantêm convênio com a prefeitura através do SUS e têm testes disponíveis, de acordo com a secretaria.
O paciente com sintomas passará pela UBS e será avaliado pelo médico. Caso houver necessidade, será encaminhado para realizar o teste. Após a avaliação, se o paciente precisar ser testado, ele será encaminhado para o centro de testagem, que permanecerá na Arena Brusque. Entretanto, neste local, somente serão feitos os testes mediante agendamento pelas UBS.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: