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Secretaria de Saúde implementa modelo de gestão integrada

Objetivo é padronizar os serviços e criar fluxograma dos setores

A Secretaria de Saúde de Brusque está implantando um trabalho de gestão integrada com o objetivo de padronizar o atendimento em todos os setores da pasta. O diretor administrativo da secretaria, André Popelier, explica que a situação político-administrativo vivenciada no município nos últimos anos mostrou uma deficiência na parte de gestão da secretaria.

“Esta é a quarta gestão em dois anos. Percebemos que cada um que entrou pensou e fez de uma forma, mas qual é o padrão? A nossa ideia é padronizar os serviços através de uma gestão integrada, seguindo os princípios da ISO de gestão da qualidade. Daqui a quatro anos, pode haver outra mudança, temos prazo de validade, mas o funcionário efetivo não, por isso, temos que pensar nessa estrutura”, diz.

Popelier afirma que para implementar a mudança na visão de trabalho dos servidores, a pasta está realizando reuniões e em fase final de elaboração do organograma, macrofluxo e fluxograma dos setores, com descrição de cargos e funções. “Temos as tarefas comuns que todos podem executar, mas temos também as coisas específicas de cada cargo, e é isso que estamos tentando estruturar e organizar a fim de que todos falem a mesma língua. O setor público tem suas especificidades e estamos organizando com base nisso”.

Hoje, a Secretaria de Saúde conta com cerca de 650 pessoas e, aos poucos, a nova visão de trabalho está sendo implementada. “Estamos visando a Secretaria de Saúde como uma empresa, que é isso que ela é. Temos receitas e os resultados, que são o serviço para a população, que tem que ser bem prestado”.

O diretor administrativo ressalta ainda que estão sendo definidas as metas, objetivos e políticas de gestão da secretaria. Com esse trabalho, vamos verificar se as peças estão encaixadas. Muitas vezes, o servidor está em uma função, mas não quer estar ali, então não vai fazer bem feito. Com esta reformulação queremos criar boas condições de trabalho que reflitam no atendimento à população”.