Secretaria de Saúde inicia telemonitoramento de pacientes com doenças crônicas em Brusque
Serviço será realizado por acadêmicos de medicina da Unifebe
A partir desta quarta-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Brusque começará o telemonitoramento de pacientes crônicos, pessoas com diabetes, hipertensão ou doenças cardíacas. O serviço será realizado por 120 acadêmicos de medicina da Unifebe.
O secretário de Saúde, Humberto Fornari, explica que 8 mil usuários do SUS serão atendidos pelo monitoramento e serão conectados mensalmente. “Com o monitoramento estas pessoas não precisarão deslocar-se até a Unidade Básica de Saúde para verificar o estado de saúde, apenas se o profissional detectar algum sinal de alerta”.
Fornari reforça a importância das pessoas atenderem às ligações ou chamadas via aplicativo WhatsApp e respondam às perguntas corretamente sobre seu estado de saúde.
“Isso facilitará muito o não deslocamento às unidades e facilitará o diagnóstico precoce de efeitos da doença. O mais importante é que todos serão acompanhados”, complementa o secretário.
Caso o paciente necessite de cuidados mais agudos, deve deslocar-se até a Unidade de Saúde. “Este é mais um serviço que vai auxiliar nossa população, ainda mais em meio à pandemia, quando algumas pessoas têm receio de sair de casa”, finaliza Fornari.