X
X

Buscar

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate às hepatites em Brusque

O Julho Amarelo é mês de combate às hepatites virais, e a Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está promovendo campanha entre os dias 15 e 31 de julho. Toda população poderá se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e realizar o […]

O Julho Amarelo é mês de combate às hepatites virais, e a Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está promovendo campanha entre os dias 15 e 31 de julho.

Toda população poderá se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e realizar o teste rápido, que também detecta o HIV e a Sífilis. 28 de julho é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de combate as Hepatites Virais.

As hepatites virais variam, na sua grande maioria, entre os subtipos A, B e C, sendo que a B e a C podem se transformar em doenças crônicas como cirrose e câncer de fígado.

A campanha, que começou nesta segunda-feira, 15, têm por objetivo chamar atenção de toda a sociedade, em especial das pessoas acima de 40 anos, já que o diagnóstico da doença não era tão comum até o início da década de 90.

Muitos contraíram a doença por transfusão de sangue, via sexual ou uso de agulhas compartilhadas e, ainda, não sabem que são portadores. Hoje, a Hepatite C já possui tratamento medicamentoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e se detectada a tempo, poderá ter cura.

A médica hepatologista Josiane Fischer reforça a importância do teste rápido: “é muito importante o diagnóstico precoce da doença, no caso do subtipo C, o tratamento que é fornecido gratuitamente pode curar a doença e o paciente pode ter uma vida normal”, comenta.