Secretaria de Saúde irá intensificar acompanhamento de idosos com Covid-19 em Brusque
Mais de 160 pessoas com mais de 60 anos estão com a doença na cidade
Mais de 160 pessoas com mais de 60 anos estão com a doença na cidade
Preocupada com a gravidade da Covid-19 em idosos, a Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde de Brusque decidiram intensificar o acompanhamento a pacientes com mais de 60 anos com a doença – mais de 160, de acordo com boletim do último sábado, 1º.
O secretário de Saúde, Humberto Fornari anunciou a nova medida através de um vídeo em suas redes sociais. Ele conta que a decisão foi feita após reunião com a Vigilância.
“Os idosos são nosso grande grupo de risco. Precisamos dar uma atenção mais aprofundada e contínua para esses pacientes. Concordamos todos que eles são o grupo prioritário, até porque mais de 85% dos pacientes que vieram a óbito em Brusque tinham mais de 60 anos. Então, entendemos que esse é o grupo que prioritariamente precisamos acompanhar mais de perto”, explica.
De acordo com Fornari, o acompanhamento mais próximo com os idosos começou já na manhã desta segunda-feira, 3. A secretaria vai aplicar uma tabela de gravidade para acelerar o diagnóstico mais rápido sobre a necessidade de internação dos pacientes.
“Os pacientes que necessitarem ou tiverem evolução desfavorável serão automaticamente encaminhados ao Hospital Azambuja, sem perda de tempo. Acreditamos que isso vai nos trazer uma melhora no fluxo em termos de prioridade dos pacientes e um resultado mais contundente do ponto de vista clínico”.
No vídeo divulgado em suas redes sociais durante o final de semana, Fornari também anunciou a utilização do Tele Saúde, um aplicativo que permite atendimentos clínicos a distância. O secretário acredita que esta ferramenta é mais uma tentativa para agilizar o atendimento aos pacientes.
“O Tele Saúde é uma ferramenta inovadora que estamos trazendo. Se os pacientes porventura tiverem necessidade de uma avaliação ou consulta clínica não-presencial vamos estar oferecendo de forma on-line. É um aplicativo onde o paciente está dentro de casa e nós temos à disposição a equipe técnica de enfermagem e médica”, destaca o secretário.