Secretaria de Saúde orienta a não deixar para última hora a emissão do Certificado de Vacina
Grande número de acessos simultâneos deixa aplicativo do Ministério da Saúde por vezes instável
Grande número de acessos simultâneos deixa aplicativo do Ministério da Saúde por vezes instável
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, orienta as pessoas que necessitam emitir o Certificado de Vacina pelo aplicativo Conecte SUS, para que não deixem para a última hora.
O motivo é que a grande quantidade de pessoas que busca, de forma simultânea, o documento, acaba por gerar momentos de instabilidade de acesso à plataforma digital do Ministério da Saúde. O documento serve de comprovação para quem completou o esquema vacinal contra a Covid-19, com as duas doses ou dose única, no caso da Janssen.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que a busca pelo documento é constante. “É um aplicativo de uso nacional, a procura é grande, e o site tem se mostrado instável, devido ao número de acessos. E é algo que não está na alçada da Vigilância municipal, é uma questão federal, então é importante que a pessoa que necessita do documento, tente emitir o documento com antecedência”.
O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a Carteira de Vacinação digital e o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Conforme o histórico pessoal, pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.
Atualmente, o Conecte SUS apresenta os dados da vacinação apenas contra a Covid-19. Porém, segundo o Ministério da Saúde, dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente à plataforma.
Certificado de vacina e carteira de vacina digital
O Conecte SUS permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do coronavírus.
O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código. Ele consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. O Certificado pode ser emitido em português, inglês ou espanhol. E também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão, por exemplo, em uma folha no tamanho A4.
O documento, que também pode ser baixado pelo site do Conecte SUS, é uma opção para comprovar a conclusão do esquema vacinal em viagens internacionais e, em breve, terá uso em território nacional.
Já a Carteira de Vacinação Digital permite a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). No momento, apenas os dados referentes à vacinação contra a Covid-19 estão liberados. Mas, o preenchimento ocorre de forma gradativa, o que significa dizer que, no futuro, todas as vacinas aplicadas para as demais doenças vão estar registradas na carteirinha virtual.
Os dois documentos podem ser acessados tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixá-los no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.
Como usar
Para utilizar o aplicativo, a pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente em seu smartphone ou acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.
Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail ou diretamente no aplicativo. O login de acesso é o mesmo para acesso aos aplicativos, Serviços do SUS; Enem, Sisu, Fies, Prouni; Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital; Portal Meu INSS; Serviços da Receita Federal; Juntas Comerciais; Portal eSocial e Documentos Militares.