Secretaria de Saúde realizará pequenos mutirões com 60 cirurgias de catarata em Brusque

Procedimentos estão programados para ocorrer de 24 a 30 de junho

Secretaria de Saúde realizará pequenos mutirões com 60 cirurgias de catarata em Brusque

Procedimentos estão programados para ocorrer de 24 a 30 de junho

Conforme a Prefeitura de Brusque, 60 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município serão beneficiados com a cirurgia oftalmológica para a remoção da catarata até o final deste mês. Os chamados “pequenos mutirões” estão programados para ocorrer de 24 a 30 de junho.

A diretora geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, explica que a pandemia do coronavírus provocou represamento dos procedimentos. Isso se deve à suspensão das cirurgias eletivas pelo governo do estado. Somente no último mês de maio, através da Portaria 505 da Secretaria Estadual de Saúde, foi retirada a suspensão e os agendamentos retornaram.

“Fizemos toda a organização necessária e vamos, agora, com esses pequenos mutirões, efetuar um quantitativo maior de cirurgias para desafogar o represamento provocado pela pandemia e, gradativamente, voltaremos à normalidade dos procedimentos eletivos”, argumenta a diretora geral.

Camila acrescenta que os pacientes contemplados com a cirurgia de catarata já estão em preparativos. “Todos respeitando a fila única de procedimentos”, ressalta.

O que é

A cirurgia de catarata tem a função de remover o que está causando a visão embaçada. No caso, é o cristalino danificado. Ele é retirado e substituído por uma lente nova, artificial e intraocular.

A cirurgia de catarata é indicada quando o cristalino, que é a lente natural dos olhos, fica opaco, já que o seu aspecto original é transparente. Isso dificulta a visualização das imagens.

Pterígio

Além dos pequenos mutirões para cirurgia de catarata, Camila Pereira destaca outra importante ação na área da oftalmologia viabilizada pela Secretaria de Saúde de Brusque à comunidade. Em maio, 38 pacientes foram contemplados com a cirurgia de retirada do pterígio – pele que surge na pálpebra e que se estende para a córnea, também prejudicando a visão. “Em dois meses, portanto, são 98 pacientes oftalmológicos beneficiados com procedimentos cirúrgicos”, enfatiza a diretora geral.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo