X
X

Buscar

Secretaria de Turismo apresenta projetos previstos para 2019 e 2020

Maioria das ideias depende da iniciativa privada e ainda não teve início

A Secretaria de Turismo de Brusque apresentou uma série de planos que deverão ser executados em 2019 e 2020. Os projetos foram revelados em reunião com entidades do município nesta segunda-feira, 18. Grande parte prevê parcerias com a iniciativa privada, e poucos estão em fase de execução ou conclusão.

Novo pavilhão
Um novo pavilhão deverá ser construído ao lado do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. O diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, afirma que há uma demanda crescente, tornando necessária a abertura de um novo espaço para feiras e eventos.

Veja também: 
Prefeitura de Brusque busca abertura de colégio da Polícia Militar no município

Baixa produção de mel preocupa apicultores e meliponicultores da região 

Alunos de medicina da Unifebe são recepcionados no Hospital Azambuja

O terreno será concedido pela prefeitura, e a construção partirá 100% de empresa privada ou grupo de investidores interessados.

“O projeto já está em andamento, está sendo discutido e está bem encaminhado, deve ficar pronto entre junho e julho. A partir daí, vamos conversar com a administração municipal para verificarmos que medidas e direções vamos tomar para que a ideia possa ser posta em prática”, comenta.

Estação no Parque das Esculturas
A construção de uma casa com banheiros e lanchonete no Parque das Esculturas está prevista. A estrutura ficará localizada próximo ao trem do parque das esculturas, e terá o estilo de uma estação de trem. O projeto prevê ainda a colaboração do governo federal ou da iniciativa privada para a instalação de trilhos ferroviários para decoração do ambiente.

“É uma necessidade de conforto, um suporte ao turista. É um projeto que vem sendo discutido há muito tempo, inclusive com o Departamento Geral de Infraestrutura [DGI]. A possibilidade de o projeto ser executado junto à iniciativa privada é muito grande. Estamos levantando os custos, há um processo burocrático longo antes que possamos licitar.”

Caminho das Esculturas
O projeto está aprovado e a obra será executada com verba proveniente do Governo Federal. O trajeto é iniciado na avenida Beira Rio e deverá alcançar o túnel do Parque das Esculturas. Todas as obras de arte terão placas informativas. As esculturas que farão parte do caminho serão retiradas de outros pontos da cidade, onde estavam por meio da iniciativa conhecida como Rota das Esculturas, que não rendeu os resultados esperados.

De acordo com Kito, basta o governo federal liberar os recursos aprovados para que as obras tenham início.

Revitalização da praça Barão de Schneeburg
Os trabalhos no local estão em andamento. Kito prevê que toda a obra esteja pronta em setembro.

O orçamento é de R$ 790,5 mil. O projeto de revitalização da praça inclui a instalação de um banco em S. De acordo com a proposta, serão instaladas ainda 14 mesas com banquetas, além de diversos canteiros em formato quadrado e bancos de madeira. A iluminação também será refeita com a implantação de lâmpadas em LED.

Natal
A decoração de Natal de Brusque em 2019 deverá ser expandido com iluminações em formato de pinheiro alocadas em trajeto da praça Barão de Schneeburg até as Casas Bahia na avenida Cônsul Carlos Renaux. Kito afirma que haverá atenção especial na praça Sesquicentenário, incluindo algumas atrações. Os trabalhos deverão ser iniciados já com licitação realizada a partir de setembro.

Bierfest
Realizada em 2014 e 2015, a Bierfest já deveria ter retornado no terceiro fim de semana de janeiro, mas a expectativa não se concretizou. O diretor de turismo havia confirmado a volta do evento em matéria de O Município publicada em 19 de julho de 2018.

A festa seria realizada no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof e é planejada para ter a presença da cervejaria Germânia e dos cervejeiros artesanais da região.

Brusque Italian Fest
A festa italiana de Brusque deverá ser realizada em moldes semelhantes aos do Festival da Cuca, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. A ideia é realizá-la já no segundo semestre de 2019, mas Kito cogita a realização da primeira edição em 2020. Ainda não há parcerias concretizadas.

“A ideia é reunir gastronomia típica italiana, regada a bons vinhos. Buscamos sempre estas parcerias com a iniciativa privada, com o [Vale dos Teares] Convention & Visitors Bureau, com entidades que possam ajudar a fazer acontecer”, afirma.

Rio navegável
Trata-se de um projeto com uma para turismo de aventura no rio Itajaí-Mirim. Uma rota da ponte do Maluche até a ponte dos Bombeiros terá deques especiais construídos. para dar suporte aos usuários. A execução seria feita totalmente por meio de empresas.

“Vamos conversar com os grupos que praticam estas atividades em Brusque e região, quem entende sobre estas atividades para realizarmos o projeto da melhor forma. Tiraremos este projeto do papel muito em breve.”

Festival de Botecos
Um evento igual já ocorre há alguns anos em Blumenau, com grande sucesso. Kito sugere que bares e restaurantes da semana Temperô sejam reunidos no festival. A promoção deve ser da própria prefeitura, mas, serão buscadas parcerias com restaurantes e outras empresas. Não há previsão para a realização da primeira edição.

Veja também:
Vigilância diz que lotes de frango com salmonella não chegaram aos mercados de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Reencontro dos irmãos em Blumenau: “Minha vida nunca foi completa, sempre faltaram dois pedaços”

Revitalização do pórtico
A revitalização pórtico que sinaliza a entrada de Brusque pela rodovia Antônio Heil está com o processo de execução próximo do fim, conforme Kito. Letreiros novos já foram instalados na estrutura.

“Está bem encaminhado. A Marazul Malhas adotou o pórtico para dar manutenção, e até meados de março teremos o pórtico todo revitalizado, tenho certeza disto. A empresa fará a jardinagem, bancos, lixeiras, letreiro”, explica o diretor de Turismo.

Turismo religioso
Kito ressalta a necessidade de realizar ações que coloquem Brusque em evidência no mapa do turismo religioso. No município, destacam-se Santuário de Azambuja, Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, Igreja Evangélica Luterana e Casa Padre Dehon. “Precisamos chamar as entidades para estudar o que poderemos fazer em relação a isto.”