X
X

Buscar

Secretaria de Turismo de Brusque anuncia novidades na programação de eventos

Realização de nova festa no município foi adiada devido às reformas do pavilhão da Fenarreco

A programação de eventos de Brusque já está preparada para 2018. Quatro novos projetos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, e pelo menos um deles deve ser finalizado até o fim deste ano. A prefeitura propôs também uma nova festa para a cidade, mas, com as reformas ainda em andamento no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, optou por adiar a proposta.

O diretor Norberto Maestri, o Kito, afirma que o município precisa começar a buscar mais opções. “Brusque não é só a Fenarreco”, diz, “e temos que fazer os setores público e privado pensarem nisso”.

Para Kito, com a duplicação da rodovia Antônio Heil, muitos turistas e visitantes irão passar por Brusque, e é importante atrair o turista com mais opções de lazer e entretenimento.

Com maior possibilidade de entrada na cidade, o secretário julga necessário também incentivar a permanência dos turistas, apresentando atrações diversificadas para quem visita Brusque e região. “Essas opções são também para os brusquenses, e é isso que a Secretaria de Turismo quer fomentar”, diz.

Além disso, o secretário ressalta que as reformas no pavilhão da Fenarreco estão “a todo vapor”: “Estamos trabalhando incansavelmente para entregar o pavilhão reformado no menor tempo possível”, afirma.

Conheça os novos projetos da Secretaria de Turismo:

Parque das Esculturas
Já finalizado, o projeto para o parque das Esculturas pretende abrir uma concessão para que seja instalada uma lanchonete no espaço público do parque. Para isso, a secretaria irá lançar um edital público. “O projeto está pronto, agora vai para os trâmites legais”, informa Kito.

Parque das Esculturas terá infraestrutura para lanchonete. | Foto: Arquivo O Município

Além disso, esculturas que estão abandonadas em diversos pontos da cidade serão recolhidas e expostas no parque das Esculturas, no Centro e em frente ao pavilhão da Fenarreco. Essa medida, segundo o secretário, busca valorizar mais as peças, que serão expostas em pontos centrais da cidade.

Caiaque no Rio
A secretaria pretende realizar um evento de navegação pelo rio Itajaí-Mirim. Iniciando na ponte do bombeiros e com um percurso até a ponte do Maluche, o projeto quer criar um rio que seja navegável com caiaques.

Para isso, serão roçadas as margens da avenida Beira Rio, para dar um aspecto mais limpo e bonito ao local, e serão feitos deques com descidas para o rio. O projeto é uma parceria do Turismo com a Secretaria de Obras.

Festival da Cuca
A quinta edição do Festival da Cuca está confirmada para os dias 6, 7 e 8 de julho. O secretário Kito afirma que as preparações estão “a todo vapor”. A abertura do festival ao público ocorrerá às 14h do dia 6 de julho, uma sexta-feira, e a abertura oficial, às 19h, com o apresentação dos inscritos no concurso Cuca Nota 10 do Brasil.

Em todos os três dias de festival será servido um café colonial em parceria com a Schmitt Buffet e Eventos.

Fenarreco
A 33ª edição da Festa Nacional do Marreco acontece dos dias 4 a 14 de outubro desde ano. Para esta próxima edição, o diretor traz novidades: no dia 9 de outubro, será realizada uma “alvorada festiva” na avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro.

A alvorada terá início no fim da tarde do dia 9, dando entrada ao último final de semana de festival, com a participação de várias bandas e distribuição de chope.

Secretaria prepara novidades para o último final de semana da Fenarreco. | Foto: Marcio Costódio/Especial

Natal Encanta Brusque
Com a abertura no dia 1º de dezembro, a programação de Natal do município terá diversas atividades. A secretaria trará bandas e orquestras para se apresentarem na avenida Cônsul Carlos Renaux. As atividades se estendem até o dia 23 de dezembro.

Para a realização do Natal Encanta Brusque, a secretaria busca parceria com o CDL.

Réveillon
Há muitos anos sem ser realizada em Brusque, a festa de Réveillon pode voltar. A secretaria estuda a possibilidade e busca realizar uma parceria entre o setor público e privado. “Estamos indo em busca de uma empresa que assuma a festa de ano novo em Brusque, com o auxílio da prefeitura”, afirma Kito.

Por enquanto, o projeto ainda não está confirmado.

Bierfest
O festival do chope, que não acontece em Brusque desde 2015, retorna em janeiro de 2019. Dos dias 17 a 20 de janeiro, o encontro terá várias opções do chope artesanal. Segundo Kito, será “uma mini Fenarreco, com foco no chope”.

Após três anos, Bierfest voltará a ser realizada em Brusque. | Foto: Arquivo O Município