Secretaria se manifesta sobre reclamações de demora no atendimento para vacinação em Brusque
Atendimento vai das 8h30 as 20h30; demora pode acontecer em situações específicas
Atendimento vai das 8h30 as 20h30; demora pode acontecer em situações específicas
O Jornal O Município recebeu reclamação da demora para a aplicação de vacina na Policlínica, no Centro de Brusque.
Segundo a leitora, ela foi três vezes ao local para tomar a vacina da gripe e teve que aguardar mais de uma hora para vacinar, sendo que, na terça-feira, 12, aguardou por duas horas, e sempre acabou indo embora sem vacinar.
“Há apenas uma funcionária para cadastro e vacina e isso eva em média 20 minutos por pessoa. Não há prioridade para idoso ou recém-nascido ou gestante”, diz.
Ela ressalta que a espera é desgastante e a demora a impressionou ainda mais por ser em um local de referência no município.
“Inúmeras pessoas vem de todos os bairros para vacinar lá e precisam aguardar muito tempo. Inviável aguardar tanto nessa época que estamos vivendo”.
A diretora de atenção primária das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Camila Granemann de Souza, explica que durante esta semana, excepcionalmente, apenas uma vacinadora estava trabalhando na Policlínica, porque a outra estava de licença pela morte de um parente.
Ela diz que a vacinação de bebês podem demorar por até 30 minutos para que todos os cuidados sejam tomados, cadastro seja feito e orientação seja passada aos pais. Além disso, todas as UBSs estão fazendo as vacinações de rotina ao mesmo tempo que as de campanha.
“Hoje temos dois vacinadores, nunca tivemos isso, foi uma conquista nossa. Além disso, trabalhamos com as vacinas na Policlínica das 8h30 as 20h30, e não fecha para almoço, justamente para conseguirmos dar vasão ao atendimento aqui, que é um público maior. Ninguém é mandado embora e todo mundo é acolhido”.
Camila afirma que a coordenação não tem visto filas no local, a não ser em casos bem específicos. “Todas as vezes que chego ou desço ao local, não tem muito movimento. Quando acontece isso, somos avisados e colocamos alguém para ajudar. Por isso, essa reclamação me causa estranheza”.