X
X

Buscar

Secretário da Saúde de Brusque orienta pacientes com sintomas gripais ou de infecção respiratória

Objetivo é alertar pacientes que precisarão ficar em domicílio

O secretário da Saúde de Brusque, Humberto Fornari, fez, nesta sexta-feira, 20, orientações quanto aos cuidados médicos aos pacientes que precisarão ficar em domicílio. Ação é para prevenção da pandemia do coronavírus.

Conforme Fornari, os pacientes que estiverem com sintomas gripais ou de infecção respiratória terão atestados, já pelo Ministério da Saúde, 14 dias de liberação de seus trabalhos.

Ele lembra que as pessoas com sintomas virais devem, mesmo em casa, permanecer com a máscara para que demais pessoas não sejam eventualmente contaminadas, destacando que, além do corona vírus, é preciso se precaver também frente ao vírus H1N1 e outras situações.

“Até mesmo porque, infelizmente, em virtude de decreto federal e estadual, agora não podemos mais fazer exames. Essa não era a nossa vontade, mas agora os testes só serão realizados em pessoas que estiverem internadas em hospitais”, lembra.

O secretário de Saúde de Brusque ainda esclarece outro ponto. “Tenho recebido muitas mensagens e ligações, com as pessoas perguntando se as casas devem ficar fechadas ou abertas, mais arejadas. O que tenho a dizer sobre isso é que, casa saudável é casa que entra sol. Vamos aproveitar o sol, fazer a higienização dos nossos lares e renovar o ar de nosso ambiente familiar”, observa.