Secretário de Desenvolvimento Econômico pede desculpas pelos atrasos no Centro de Inovação de Brusque
Luciano Buligon esteve na reunião da Acibr para atualizar situação da obra que deveria ter sido entregue em 2018
A reunião de diretoria da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) realizada na noite desta segunda-feira, 8, reuniu diversas lideranças para discutir temas como o Centro de Inovação e a barragem de Botuverá.
Além de empresários e representantes de diversas entidades de Brusque e região, o encontro contou com a presença do deputado federal Darci de Matos (PSD), dos deputados estaduais Jerry Comper (MDB) e Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, e do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
O principal assunto da noite foi o atraso nas obras do Centro de Inovação e Tecnologia de Brusque. O prédio, localizado na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, era para ter sido inaugurado em 2018, porém, ainda há diversas pendências para serem resolvidas antes de finalmente concluí-lo e inaugurá-lo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, atualizou os empresários e os representantes de entidades sobre a atual situação da obra. De acordo com ele, um perito deve avaliar as condições do prédio nas próximas semanas e, a partir daí, será possível ter uma noção do que ainda falta para poder concluir a obra.
“Entregamos em 29 de outubro os quesitos que o perito nos pediu. Agora ele vai até o local fazer o levantamento do que tem, o que andou até aqui e o que falta fazer. Hoje, pelo contrato, a obra está 98% concluída, mas após a avaliação acredito que vamos perder uns 20% porque tivemos vandalismo e muitos pontos danificados”.
O secretário afirma que após este laudo, será possível fazer uma nova licitação para finalizar a obra, já que o contrato com a empresa Esphera Sul foi rescindido com autorização da Justiça.
“Vamos finalizar com os recursos do convênio e o restante necessário o governador já autorizou utilizar recursos do estado”.
O secretário afirma que após a nova licitação, a expectativa é que a obra seja concluída até dezembro de 2022, se não houver mais empecilhos. “Antes disso será muito difícil”.
Após atualizar a situação da obra, Buligon pediu desculpas às lideranças presentes no encontro pelos erros cometidos na execução do Centro de Inovação.
“Durante o período deste contrato, alterou-se 13 vezes o gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Foram muitos erros, temos que assumir. Mas agora estamos acertando. Só tenho que pedir desculpas por todos os atrapalhos ao longo dos últimos anos”.
A presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, destaca a importância da presença de Luciano Buligon para esclarecer a situação do Centro de Inovação, obra que considera fundamental para a região.
“É muito importante quando a gente senta ao lado do gestor, e ele tem toda essa transparência em assumir o erro. Nós compreendemos, sabemos que poderia ter sido evitado, mas é fundamental saber onde vamos chegar e como lidar com o assunto. O Centro de Inovação é algo importantíssimo para nossa região. Claro que a inovação já está acontecendo, não precisa de um prédio para isso, mas é fundamental ter uma referência”.
O prefeito de Brusque, Ari Vequi, ressalta que a cidade está investindo em inovação e, por isso, o Centro de Inovação será muito importante para o desenvolvimento desta área no município.
“Criamos o fundo de inovação e também devemos criar o distrito da inovação nas proximidades de onde está sendo construído o Centro para fomentar esta área que tem crescido muito no nosso estado”.