Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável visita obra do Centro de Inovação de Brusque
Luciano Buligon garantiu que a obra será retomada e deve ser concluída até o fim deste ano
No fim da manhã desta quinta-feira, 1, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, esteve em Brusque para uma visita a obra do Centro de Inovação do município.
O espaço, localizado na rua Itajaí, próximo ao Loteamento Emma II, era para ter sido inaugurado em 2018, mas ainda não teve sua estrutura concluída.
Na visita, Buligon informou que o governo do estado disponibilizará R$ 1,2 milhão para a conclusão da obra. O prazo é que a estrutura seja finalizada até o fim de 2021.
“Essa é uma obra que tem uma grande importância para Brusque e região. Era para estar pronta, mas não estamos aqui para apontar dedos ou culpados. Vamos finalizar este ano e, assim que concluída, fazer a cessão definitiva para o município”, diz.
O secretário afirma que o governo já deu aval para que o edital seja lançado para contratar a nova empresa que executará o serviço. Em fevereiro, O Município noticiou rescisão do contrato do governo com a empresa responsável pela obra.
“A empresa foi mais uma vítima da pandemia. Quebrou. Então no início do ano rescindimos o contrato, mas é um processo que leva tempo. Agora fizemos um levantamento do que ainda falta ser feito e o que precisa ser refeito para poder lançar a licitação”.
De acordo com o secretário, neste valor de R$ 1,2 milhão que o estado tem para finalizar a obra, já está incluído o valor do serviço que precisará ser refeito na estrutura.
Buligon afirma ainda que o Centro de Inovação será importante no pós-pandemia. “Nós precisamos entender que a inovação terá um papel importante para Santa Catarina manter os bons índices da indústria, do comércio, dos serviços, após a pandemia e esta estrutura será essencial para poder desenvolver a inovação em Brusque e região”.
O prefeito Ari Vequi acompanhou a visita e destaca a transferência do imóvel para o município, que deve ser feita assim que a obra for concluída. De acordo com ele, a estrutura virando propriedade do município será mais fácil manter.
“Questões pequenas como calçada, ar condicionado e outras coisas necessárias não pode ser investido recursos municipais se for de propriedade do estado. Já conversamos e o secretário Luciano garantiu a cessão para o município assim que a obra for concluída”.
O presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação, Günther Lother Pertschy, comemora a visita do secretário na obra. “O Centro de Inovação vai transformar a economia das regiões. Estamos muito felizes que conseguimos avançar e temos o compromisso do secretário em concluir a obra. O passo seguinte, após a conclusão, será fazer com que a estrutura pertença a Brusque”.