Secretário de Saúde comenta medida que torna opcional uso de máscara em Brusque
Decreto foi assinado pelo prefeito Ari Vequi nesta terça-feira
Decreto foi assinado pelo prefeito Ari Vequi nesta terça-feira
O secretário de Sáude, Osvaldo Quirino, comentou como será a medida que torna opcional o uso de máscara em ambientes abertos ou fechados de Brusque. Ele afirma que a decisão surge após a diminuição de casos de Covid-19 na cidade e avanço da vacinação, além de utilizar como modelo outros municípios que já tornaram facultativo o uso.
“Quem quiser usar, pode continuar usando. Quem não quiser, pode retirar, mesmo em ambientes fechados, não será mais obrigatório. É uma medida tomada com segurança e esperamos que se mantenha ao longo do tempo”, diz Osvaldo.
Ele comenta ainda que aguarda uma decisão definitiva do governo do estado para que a prefeitura possa diminuir as restrições relacionadas à pandemia na cidade.
Osvaldo, entretanto, recomenda que pessoas que possuem comorbidades, principalmente, como certo grau de imunodeficiência, portadores de doenças crônicas, obesidade, diabetes, dentre outras, sigam utilizando a proteção.
Além disso, solicita que as pessoas que ainda não estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19, de duas doses, concluam o ciclo de imunização.
Por fim, o secretário detalha que a atual situação da pandemia em Brusque está controlada, com poucos casos e hospitalizações. “O cenário atual está bem pacificado, indicando que está sob controle. A procura nos hospitais está baixa e a UTI está tranquila a situação”, finaliza.
Osvaldo reforça que a única exceção em que deve ser obrigatório o uso da proteção é em estabelecimentos de saúde.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: