X
X

Buscar

Secretário de Saúde de Brusque fala sobre momento difícil na UTI para tratamento da Covid-19

Humberto Fornari ficou internado por uma semana em Florianópolis

Há pouco mais de uma semana, o secretário de Saúde de Brusque, Humbero Fornari, recebeu alta após sete dias internado para tratamento de Covid-19 no hospital SOS Cardio, em Florianópolis.

Em entrevista ao jornal O Município, Fornari conta que seus dias na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) foram difíceis e causaram muita reflexão.

“Mexe muito com a gente. Estamos com a vida estável e, por uma questão de um processo agudo como este, você se vê dentro de um UTI, em uma situação em que o controle não pertence mais a ti. Isto faz com que a gente perceba a fragilidade da vida, existe uma reflexão muito grande em cima disso depois que você sai desse processo”, diz.

O secretário conta que por volta do dia 1º de julho apresentou sintomas bem leves, uma dor no corpo, que chamou atenção e que inicialmente ele tentou repousar para entender o que estava acontecendo com seu corpo. Ao longo dos dias, porém, ele passou a sentir sintomas mais graves.

“Alguns dias depois, comecei a apresentar sintomas mais importantes, a temperatura subiu, e o cansaço começou a aparecer de forma bem repentina. No mesmo dia, procurei minha médica assistente e ela começou com a medicação. Fiquei em isolamento por cinco dias, mas comecei a piorar”.

Fornari afirma que, depois desses dias, passou a sentir sintomas pulmonares mais graves e retornou ao hospital para nova consulta. Na sexta-feira, 10, foi direto para a UTI. Apesar dos momentos difíceis, o secretário já superou os dias mais complicados. “Graças à competência da equipe médica e a Deus a coisa foi melhorando”.

Hoje, porém, ele já está bem melhor. Mesmo com alguma dificuldade para respirar, já voltou ao trabalho – em regime de home office – e já está participando das reuniões da prefeitura para definições de estratégias e medidas para combater o crescimento da pandemia na cidade.

“Ainda sofro bastante falta de ar e tosse. Estou tomando ainda medicação prescrita. São situações que ainda me limitam, não consigo fazer muito esforço. Não tive nenhuma consulta presencial, mas estou em acompanhamento”, conclui o secretário.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.