Secretário de Saúde diz que idosos com Covid-19 não estão atendendo ligações de monitoramento
Humberto Fornari pede para que pacientes retornem o contato
Humberto Fornari pede para que pacientes retornem o contato
A Secretaria de Saúde de Brusque não conseguiu contato com 52 idosos diagnosticados com a Covid-19 nesta terça-feira, 4, e segunda-feira, 3. Diariamente os pacientes com mais de 60 anos são monitorados pelas equipes de saúde. No entanto, dos 109 infectados, apenas 43 atenderam as ligações dos últimos dois dias.
Segundo o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, o monitoramento destes pacientes é realizado devido às mortes em decorrência do coronavírus na cidade. “Começamos ontem com as ligações. A mortalidade aqui em Brusque está relacionada com a idade. 85% são idosos. Os demais continuamos fazendo a avaliação semanal, principalmente próximo do 10º dia”, esclarece.
Mesmo sendo feriado em Brusque, devido ao aniversário de 160 anos da cidade, Fornari diz que as ligações foram realizadas pelas equipes. “Alguns sabemos que estão na UTI e outros na enfermaria, mas me deixou muito preocupado. Precisamos localizá-los e manter esse acompanhamento diário com todos eles”.
O médico aproveita para fazer um apelo aos pacientes com mais de 60 anos e que foram diagnosticados com coronavírus. “Mande mensagem pelo WhatsApp para que a gente possa atualizar o cadastro de vocês e assim manter o acompanhamento diário como havíamos prometido. Não sabemos se o telefone está com outra pessoa da família ou se o cadastro está equivocado”, esclarece. O número para contato é o (47) 988-481-054.
Fornari também explicou que nesta terça-feira participou de uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, referente as bombas de infusão que estão faltando para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Azambuja.
O secretário afirmou que Brusque vai custear o aluguel das bombas de infusão pelo período de quatro meses. Além disso, Guabiruba se responsabilizou pelo aluguel de um mês e Botuverá também custeará o aluguel por um mês.
“Estamos garantindo ao hospital o pagamento de aluguel de bombas de infusão por seis meses. Ou seja, serão alugadas 60 bombas de infusão que vão contemplar todo o aparato necessário para que os novos leitos de UTI sejam efetivos e eficientes e que possam ser cadastrados junto ao Ministério da Saúde”.
Fornari acredita que em 15 dias, com a previsão de término da reforma, todo o material estará pronto para oferecer os novos 12 leitos de UTI à população. “Se por um lado estamos tristes com a perda desses dois senhores [vítimas da Covid-19 desta terça-feira], por outro lado estamos satisfeitos com essa reunião que aconteceu hoje e que de maneira prática e definitiva acertamos os pontos que estavam perturbando a não contratação dessas bombas”.
Segundo ele, a partir desta terça-feira o Hospital Azambuja foi autorizado a fazer a contratação do serviço e as Secretarias de Saúde de Brusque, Guabiruba e Botuverá ajudarão com o pagamento do aluguel dos equipamentos.