Secretário de Saúde espera abrir pronto-atendimento no Santa Terezinha no segundo semestre
Intenção da prefeitura é passar a gestão da unidade para um dos hospitais da cidade
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, espera abrir o Pronto-Atendimento do bairro Santa Terezinha no segundo semestre deste ano.
O local foi construído e planejado inicialmente para ser uma UPA 24 horas, entretanto, após uma longa negociação com o Ministério da Saúde, foi autorizada em novembro do ano passado readequação do prédio para um pronto-atendimento e área de especialidades.
Souza explica que como o prédio ficou abandonado por muito tempo, a estrutura foi vandalizada e muita coisa precisará ser refeita para que o espaço fique em condições para atender a população.
“Todo o cabeamento precisa ser feito de novo, nova pintura, pisos. A infraestrutura pronta deve ser entregue até abril, aí teríamos maio e junho para instalar os equipamentos e fazer a contratação de pessoal para iniciar o atendimento no segundo semestre”.
Além da questão estrutural, o secretário destaca que a pasta está trabalhando para alinhar a parte jurídica, já que a intenção é passar a gestão do pronto-atendimento para um dos hospitais da cidade. “Estamos estudando a parte jurídica junto com a procuradoria para ver se será possível fazer desta forma”.
Souza adianta que, pela capacidade instalada, o mais provável seria repassar a gestão do pronto-atendimento do bairro Santa Terezinha para o Hospital Azambuja. “Ainda é tudo muito novo. Precisamos estudar bem a questão legal, mas a tendência é fazer essa parceria com o Azambuja, que eu acredito que tem uma capacidade de suporte maior. Precisamos ver isso para poder dar sequência”.
Além do pronto-atendimento, o local deve abrigar o atendimento do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs), junto com o Núcleo de Atenção Materno Infantil, entre outros serviços.