X
X

Buscar

Secretário de Saúde faz projeção da evolução da Covid-19 em Brusque

Média móvel registrou primeiro aumento após quatro semanas de queda

A média móvel dos novos casos de Covid-19 em Brusque caiu de 12 a 30 de agosto. A partir do dia 1º de setembro registrou um pequeno aumento. Neste sábado, 5, a média era de 51 casos novos por dia, registrados durante a última semana.

A média móvel é um parâmetro utilizado por pesquisadores que soma os dados mais recentes com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. Ao registrar dados semanais, ela descarta variações devido à atraso e divulgação de resultados de exames acumulados, e traça uma tendência mais realista.

O secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, diz que esse aumento está relacionado à testagem em massa da Covid-19 que iniciou no dia 25 de agosto, no bairro Santa Rita, após a administração municipal comprar 20 mil testes rápidos, que serão aplicados na população assintomática.

Os testes também foram aplicados nos bairros Azambuja, Steffen, Rio Branco e Santa Terezinha. Ainda ocorreu em 29 de agosto o Dia D da testagem, com aplicações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fornari explica que os pacientes que testaram positivo nestas ocasiões não entram para as estatísticas no mesmo dia do diagnóstico. Há todo um processo para o lançamento destes dados e por isso eles estão sendo divulgados de forma gradativa.

Muitos pacientes que são internados não passaram pelo Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios. Essa falta de atendimento prévio é uma preocupação da Secretaria de Saúde. O objetivo da testagem em massa é localizar pacientes assintomáticos para monitorar quem teve contato com eles. A intenção é evitar que a doença evolua para um quadro grave.

Projeção da evolução da Covid-19 em Brusque

A expectativa para as próximas semanas é que o número de novos casos continue em queda. No entanto, o secretário diz que não é possível afirmar que a diminuição seja constante.

Ele comenta que a curva de pacientes com sintomas atendidos no Centro de Triagem sofreu uma queda brusca entre o fim de julho e o início de agosto, mas que no momento está estável. “Agora não tem diminuído como gostaríamos”, avalia. Porém, afirma que a queda é perceptível.

A testagem em massa continuará de forma itinerante nos próximos 60 dias. Nos dias 29 de setembro e 31 de outubro a Prefeitura de Brusque fará o Dia D da testagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como ocorrido em 29 de agosto.

Centro de Triagem

Nesta segunda-feira, 7, feriado da Independência, o Centro de Triagem funciona normalmente das 8h às 17h. Pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) são orientadas a procurarem imediatamente o atendimento no local, que está em funcionamento no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

O número (47) 9 8848 1054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.