Secretário fala sobre estado de saúde das cinco pessoas internadas com Covid-19 em Brusque
Pacientes estão na enfermaria do Hospital Azambuja e Hospital Imigrantes; dentre eles, uma senhora de 84 anos de idade preocupa pasta
No boletim epidemiológico desta quinta-feira, 18, a Secretária de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, informou sobre cinco pessoas internadas na enfermaria com a Covid-19 na cidade.
Segundo o secretário de saúde, Humberto Fornari, todas elas estão internadas no Hospital Azambuja e Hospital Imigrantes. Ele divulgou detalhes por meio de vídeo em redes sociais.
Dentre os internados, está uma idosa de 84 anos que é acamada. Fornari ressalta que ela já possui uma série de dificuldades de saúde e é a pessoa que mais traz preocupações para a pasta. Porém, segundo o boletim médico, ela apresenta melhoras de saúde.
“Importante salientar que todos os pacientes que estão internados estão com uma boa evolução clínica, em relação a doença”, diz.
O último boletim aponta que Brusque já soma 253 casos confirmados de coronavírus. Destes, 87 casos são ativos e 166 pessoas são consideradas recuperadas. São investigados 141 casos e 280 pessoas são monitoradas em suas residências.
A orientação é que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) procurem o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios, que está em funcionamento no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira.
O número (47) 988-481-054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.
Aumento expressivo
Fornari explica que a Secretaria de Saúde lida com uma fila de espera e atraso do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Segundo ele, há dez dias que o laboratório não consegue liberar os diagnósticos.
“Nosso número vem crescendo bastante de pessoas suspeitas, que coletaram os exames e que estão aguardando o diagnóstico, positivo ou negativo”, conta. Atualmente, são 141 casos suspeitos que esperam pelo diagnóstico.
Leia mais: Prefeitura de Brusque diz que governo do estado se equivocou sobre óbito por Covid-19
De acordo com Fornari, a subida de casos desta quinta, que foi de 23 pessoas, ocorreu em consequência desse atraso. A secretaria realizou mais de 50 testes rápidos na fila de espera, destes 23 apresentaram positivo para coronavírus.
“O lado bom disso é que são pessoas que estão em casa, nenhuma delas está internada ou precisando e apoio ou suporte médico e hospitalar”, completa Fornari.