Secretário de Saúde defende importância de novas medidas e uso de cloroquina para combate à pandemia em Brusque
Mesmo se recuperando de Covid-19, ele participa das decisão relacionadas ao avanço da doença
Mesmo em recuperação em casa após ser internado com Covid-19, o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, participou das discussões sobre o novo decreto da prefeitura que anunciou novas medidas restritivas por causa do avanço da doença na cidade.
“O decreto foi muito bem pensado, dou total apoio. Desde que eu voltei da UTI, tenho estado em contato direto com o prefeito Jonas, o vice Ari Vequi e com toda a equipe da Saúde, apesar da minha restrição. Participei da construção desse decreto e acredito que, para este momento, é o que a gente pode disponibilizar. Algumas áreas econômicas acabaram sendo prejudicadas, mas acredito que essa balança com a saúde tenha que ter mais equilíbrio”.
Fornari afirma que a eficácia e o resultado das restrições serão avaliadas nos próximos dias.
Além disso, ele também esteve ativamente envolvido na mudança de protocolo de tratamento da doença na cidade, que passou a incluir o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes do grupos de risco.
Em um primeiro momento, o novo protocolo é destinado a pacientes idosos, obesos, hipertensos e diabéticos, que são grupos prioritários, que têm tido um desfecho mais grave da doença – com internação e eventualmente óbito.
O secretário destaca que esta discussão em relação ao uso do medicamento já havia acontecendo há um tempo, envolvendo a equipe da Saúde e também da Vigilância Epidemiológica.
“Nós debatemos muito a respeito do uso da cloroquina e também, nos últimos dias, alinhamos as nossas discordâncias e, a partir de agora, pacientes de risco vão poder usar, sob a supervisão médica das autoridades de saúde e Centro de Triagem para que a nossa comunidade possa ter uma proximidade daquilo que a saúde suplementar está apresentado à população”, destaca.