X
X

Buscar

Secretários e diretores da prefeitura de Brusque participam do 1º Seminário de Governo e Gestão

Evento foi realizado nesta segunda-feira, 25

A Prefeitura de Brusque promoveu na manhã desta segunda-feira, 25, o 1º Seminário de Governo e Gestão Pública, que teve como objetivo preparar e sistematizar a organização do novo governo municipal. Participaram do encontro o prefeito e vice-prefeito, Ari Vequi e Gilmar Doerner, além de secretários municipais, diretores-gerais e gestores de todos os setores.

A abertura do encontro foi feita pelo prefeito, que lembrou da importância em ter já formada toda a equipe de governo, para então, pudesse repassar o conhecimento de orçamento, lei orçamentária e as legislações que regem o dia a dia do município.

“Na prefeitura, só podemos fazer aquilo que a lei permite, então, é muito importante que os secretários, superintendentes e presidentes de empresas públicas, possam estar em sintonia. Boa parte da equipe já estava na gestão anterior, mas temos outros nomes que estão chegando agora e precisam estar ambientados. Nosso foco está na geração de empregos e oportunidades em nossa cidade”, destaca Ari Vequi.

Na primeira parte da reunião, o controlador interno do município, Daniel Felício, apresentou a legislação e os ritos que envolvem a transparência pública, a publicidade dos gastos públicos e as ferramentas do Tribunal de Contas e outros órgãos de controle e fiscalização que são abastecidos pelos gestores municipais.

Na sequência, espaço foi aberto para o secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), José Rafael Corrêa, que falou sobre o funcionamento da questão orçamentária.

“Você só consegue aplicar os recursos se tiver orçamento. O trabalho de uma prefeitura é uma simbiose, onde todos devem estar unidos e atentos a dotação e os recursos para a compra de algum produto/serviço para a população”, declarou.

Ao fim do encontro, o Secretário de Fazenda e Gestão Estratégia, William Molina, falou sobre o Plano Plurianual da prefeitura de Brusque e os planejamentos estratégicos elaborados em parceria com o Sebrae/SC, dentro do programa Cidade Empreendedora.

Molina destacou ainda que “os gestores públicos devem ficar atentos ao Plano de Governo de atual administração, pois é a partir deste documento que se começa o planejamento e as execuções de cada secretaria”.

Osecretário frisou ainda que todos os gestores devem estar atentos as novas orientações de transparência do Tribunal de Contas de Santa Catarina e as demais legislações vigentes. “É importante que todos saibam dessas regras, conheçam as leis para poder alinhar suas ações ao programa de governo, que dará a diretriz a cada secretaria”, comenta.

No encontro, o prefeito Ari Vequi já convocou a próxima reunião do colegiado que será no dia 22 de fevereiro.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!