Segundo desfile teve público menor, mas manteve a mesma beleza e animação

A animação dos participantes contagiou o público que se reuniu para assistir o 2º desfile da 29ª Fenarreco na noite desta quinta-feira, 16

Segundo desfile teve público menor, mas manteve a mesma beleza e animação

A animação dos participantes contagiou o público que se reuniu para assistir o 2º desfile da 29ª Fenarreco na noite desta quinta-feira, 16

Um público menor, mas nem por isso menos animado, assistiu ao segundo desfile da 29ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), na noite desta quinta-feira, 16, na avenida Cônsul Carlos Renaux. Desta vez, 74 grupos participaram da festa mostrando toda a tradição germânica do município.

As amigas Marize Smanioto, Irene Baumgartner e Maria Comandoli chegaram cedo à avenida para garantir o lugar e assistir de perto o desfile. Elas assistem todos os anos e, no ano que vem, pretendem desfilar. “Adorei o primeiro desfile, foi muito lindo e por isso decidi vir de novo. Já vim cedo pra poder pegar o banquinho e assistir sentada. Ano que vem vamos fazer a roupa de Frida para desfilar também”, diz Marize.

Maria destaca o resgate da tradição na Fenarreco. “Tinha uma época que tinha se perdido, a Fenarreco não era mais a mesma coisa. Agora dá gosto de ver o desfile, é tudo muito bem organizado e lindo”.

O prefeito Paulo Eccel aprovou o que viu na avenida durante o segundo desfile. “Na minha visão, o segundo desfile teve mais música. Sabíamos que o número de grupos participantes seria menor, mas a animação foi a mesma. Uma pena que o tempo durante a tarde afastou um pouco o público, muitos que viriam, acabaram ficando em casa com medo da chuva, mesmo assim, quem veio gostou muito”, afirma.

De acordo com ele, a 29ª Fenarreco já é uma das melhores da história. “Desde 2009, acredito que essa é uma das melhores Fenarrecos. No primeiro fim de semana tivemos um público recorde e para o próximo, a expectativa é um número de participantes ainda maior”.

Rimarreco

Criada há sete anos especialmente para a Fenarreco, a Rimarreco é um dos brinquedos que mais anima o público durante os desfiles. Em 2009, um grupo de amigos decidiu participar do desfile e fez o projeto da bicicleta mais animada da festa. “Acreditamos na revitalização da Fenarreco e fizemos o projeto. O resultado dura até hoje”, diz um dos membros do grupo, Vilmar Walendowsky, o Negão.
O Rimarreco é composto por uma bicicleta com 13 lugares, duas bicicletas com dois lugares e mais uma bicicleta redonda com oito lugares. “O nosso grupo participa com 25 pessoas. Além da Fenarreco, participamos também do desfile de Natal aqui em Brusque”, destaca.
Além de Brusque, a bicicleta animada também já participou de eventos em outras cidades da região. “Já fomos algumas vezes a Pomerode e também Balneário Camboriú”.
Para os amigos, desfilar na Fenarreco é um momento de descontração e alegria. “Gostamos muito de fazer parte desta tradição que a cada ano fica melhor”, afirma.

Desfile nas alturas

Parte do segundo desfile da Fenarreco foi registrado das alturas. Um drone – equipamento que voa com a manobra de um controle remoto – foi usado para filmar o desfile. Adilson Vohs Junior foi o responsável por comandar o drone. “Colocamos uma câmera no equipamento. Com isso, conseguimos uma visão ampla do desfile. Optamos por fazer ele voar baixo para mostrar as pessoas e os detalhes do desfile”, explica.
As imagens captadas com o auxílio do drone farão parte do comercial de divulgação da 30ª Fenarreco. “Vamos usar para fazer o material de divulgação da Fenarreco do ano que vem”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio