Segurança pública e desarmamento são temas de debate na Unifebe
Nesta terça-feira, 28, evento continua com palestra do Secretário de Estado de Segurança Pública
Nesta terça-feira, 28, evento continua com palestra do Secretário de Estado de Segurança Pública
Na noite desta segunda-feira, 27, o auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) ficou lotado para o primeiro dia do evento “Segurança Pública e Direitos Humanos – Desdobramentos em SC e no Brasil”.
O evento é promovido pelo curso de Direito da instituição e visa debater os vários lados da segurança pública. Na noite de abertura, foi realizado um debate sobre desarmamento, com visões contra e a favor do Estatuto do Desarmamento, em vigor no país desde 2003.
A professora do curso de Direito e organizadora do evento, Danielle Mariel Heil, afirma que a ideia do debate surgiu durante uma aula de Direito Internacional, quando se discutia a questão dos direitos humanos.
“Muitos dos nossos alunos são policiais militares e questionavam a abordagem dos direitos humanos e nossas aulas sempre são abertas para que os acadêmicos possam refletir e colocar o seu ponto de vista”.
Com o debate em sala de aula, a professora decidiu ampliar esta discussão e propôs o evento, focando na segurança pública e direitos humanos. “Nenhuma vida vale mais do que a outra. Muitas vezes, os agentes de segurança são os grandes promovedores dos direitos humanos. A segurança é um direito de cada um e eles estão promovendo, garantindo um direito fundamental nosso, previsto na Constituição”.
Um dos debatedores da noite, o defensor público Valentim Hodecker Júnior destaca que a segurança é um assunto importante e um anseio geral da população. “Neste período eleitoral em que a bandeira de muitos candidatos é o desarmamento ou não, é um tema bastante pertinente de levar para o âmbito acadêmico. A maioria da população só tem acesso a este tema na televisão e esse debate é importante para aprofundar essa questão”.
Quem também participou da primeira noite de evento foi a professora do curso de Psicologia da Unifebe, Aline Jacinto. Profissional credenciada pela Polícia Federal para realizar avaliação psicológica para o manuseio de arma de fogo, ela apresentou o ponto de vista da psicologia quando o assunto é desarmamento e o papel do psicólogo no contexto da segurança pública. “É importante trazer o olhar dos outros profissionais sobre o tema e debater junto com a comunidade”.
Também participaram do evento a mestranda em Ciências Jurídicas, Tainá Fernanda Pedrini e o brusquense Jefferson Evaldo Silveira, que integrou as forças armadas dos Estados Unidos.
O evento continua nesta terça-feira, 28, com a palestra “Segurança Pública em Santa Catarina”, ministrada pelo secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Júnior. Também será realizada uma homenagem aos familiares do cabo Everaldo Soares de Campos, assassinado em Guabiruba em setembro do ano passado.