Seis brusquenses participam da edição de 2021 do rally Sertões, que começa nesta sexta-feira

Prova de mais de 3,5 mil quilômetros vai passar por sete estados do Nordeste

Seis brusquenses participam da edição de 2021 do rally Sertões, que começa nesta sexta-feira

Prova de mais de 3,5 mil quilômetros vai passar por sete estados do Nordeste

A 29ª edição do rally Sertões, a maior da categoria nas Américas, começa nesta sexta-feira, 13. Seis brusquenses vão estar na disputa da prova, que vai passar por sete estados no Nordeste durante dez dias. O percurso total é de 3.548 quilômetros.

Na categoria UTV, um dos brusquenses na disputa é Aristides Mafra Júnior, da equipe Sanautica/Canan. Campeão catarinense e tricampeão brasileiro, ele viajou durante esta semana para encontrar o restante do time, que já estava no Rio Grande do Norte, onde será feita a largada.

“A expectativa é boa, estamos bem preparados, vamos tentar buscar ao menos o pódio. O maior diferencial do Sertões é a distância. São muitos dias de competição e chega a quase 4 mil quilômetros”.

O navegador de Aristides é o mineiro Breno de Almeida Rezende. O restante da equipe também é de Brusque. “É necessário preparar todo o conjunto, não só parte física, mas estrutura do equipamento, caminhão. É um ano de preparação para tentar fazer o rali”.

Em busca do bicampeonato

Campeão de 2019 nos UTVs, Denísio Nascimento, o Deni, da Bompack Racing, é outro brusquense na disputa. Ele e a equipe vão em busca mais um grande resultado no Sertões.

“Estamos beliscando o tetra brasileiro, mas o grande objetivo é o bicampeonato do Sertões. A gente conseguiu fazer uma configuração boa depois das primeiras etapas e acredito que estamos com um carro competitivo. A gente sabe que temos que tomar cuidado nos primeiros dias para não ter nenhuma quebra e ver a hora certa de ir para cima para levar o título para Brusque”.

Deni conta que o campeonato brasileiro da categoria está sendo atípico por causa da pandemia, mas que eles conseguiram aproveitar as duas primeiras etapas para se preparar bem para essa longa disputa no sertão nordestino.

“A gente sabe que esse ano seria um pouco turbulento por causa da pandemia. O campeonato brasileiro, que normalmente começa em abril, foi transferido para o segundo semestre. Participamos das duas primeiras etapas, saímos de lá brigando pela liderança”.

Deni Nascimento foi campeão da categoria UTV no Sertões em 2019 | Foto: Divulgação

Além de Aristides e Deni, Adriano José Benvenutti, da Transben Racing, André Hort, da MH Racing, e Euclides Germano Benvenutti Júnior, da Benvetex Racing, representam Brusque na categoria de veículos UTV.

Campeão na disputa das motocicletas

Outro brusquense na disputa é Rafael Espíndola, que vai participar na categoria motos 450 cilindradas pela equipe Pro Tork. Ele já disputou o Sertões outras duas vezes, nas motos nacionais, e foi campeão em 2019 e vice em 2020.

A largada da prova das motos acontece antes das outras, por volta das 4h, o que é um desafio a mais para os competidores.

“A ideia é andar entre os ponteiros, mas chegar até o final já é uma conquista , porque é uma prova muito dura. Chegamos a andar 10 horas de moto por dia, pega muito a parte de resistência física e mental, requer muita concentração. temos problema grande com alimentação, não paramos para almoçar”, conta.

Rafael foi campeão na categoria motos nacionais em 2019 | Foto: Arquivo pessoal

Ele viajou nesta terça-feira, 10, para o Nordeste para encontrar toda a equipe, que levou para lá as motos para a disputa e também o caminhão que funciona como dormitório, refeitório e oficina mecânica.

Expectativas para a competição

O navegador de Adriano José Benvenutti, Ricardo da Rocha, afirma que o objetivo número um é terminar a prova.

“Vamos participar da categoria mais disputada, com vários campeões de outros anos. Mas estamos com um veículo 0 km a expectativa é terminar a prova, até a última cidade. Passando na rampa de chegada, já vamos comemorar com todo mundo da equipe. Queremos premiar os mecânicos, cozinheiros, motoristas. Pensamos no título, uma boa posição, mas só em terminar já é uma conquista”, destaca.

Adriano e Ricardo são da equipe Transben Racing | Foto: Divulgação

“Rally dos Sertões é uma prova espetacular, em todos os aspectos, você pode correr todo ano e todo ano é completamente diferente. Nossa expectativa é levar o carro até a rampa final, são dez dias de prova e 90 na categoria! Estamos com um UTV muito bem preparado e nossa equipe mais ainda. Corremos em 2014, mas era nosso primeiro Sertões. Tivemos algumas dificuldades que nos fizeram vir esse ano muito mais forte. Vamos com tudo”, avalia Andre Hort, outro brusquense na disputa.

Veículo que André vai pilotar no Sertões 2021 é um Can-Am X3 | Foto: Divulgação

Euclides Germano Benvenutti Júnior participa pela quinta vez da competição. Em 2020, ele ficou de fora por causa da pandemia.

“Como preparação para a edição desse ano, participamos das duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro. Conseguimos terimar em primeira na categoria na etapa do Jalapão e ficamos em 12º no geral, já que no Rally RN tivemos um acidente nas dunas e tivemos que abandonar. Temos como objetivo tentar trazer o título na categoria, e, no geral, tentar ficar entre os 20 primeiros. Será um Rally muito técnico e com um grau alto de dificuldades”, prevê Júnior.

Júnior participa do Sertões pela quinta vez | Foto: Divulgação

Sertões 2021

Os competidores do Sertões 2021 vão passar por sete dos nove estados que compõem o Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Alagoas e Ceará.

A largada e a chegada vão acontecer em praias paradisíacas – na Pipa, município de Tibau do Sul, em comemoração aos 520 anos do Rio Grande do Norte, e a chegada na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE).

Edição de 2021 terá o recorde de participantes em 29 edições | Foto: Cadu Rolim/Rally dos Sertões

Além do esporte, a organização também se preocupa com questões sociais e turismo, e tem como propósito fazer a diferença por onde passa e promover as belezas do Brasil.

A Vila Sertões será em modelo híbrido. Competidores e equipes poderão usar hotéis e restaurantes das cidades anfitriãs, priorizando os estabelecimentos com o Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo como incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos para a prevenção da Covid-19.

Ano passado, toda a caravana era obrigada a dormir em “bolhas”, locais afastados dos centros e com rígido controle de entrada.

Em 2021, o Sertões passa a ser Carbono Zero e vai garantir a neutralização de 2 mil toneladas de CO2. As emissões de toda a frota do Sertões – veículos de competição, equipes de apoio, caminhões, motorhomes, carros da organização e deslocamentos aéreos – serão zeradas. Os créditos de carbono serão revertidos para projetos na Amazônia.

O desafio será encarado por um número recorde de participantes. Serão 192 veículos (três quadriciclos; 34 carros, 65 motos e 90 UTVs), com um total de 316 competidores, das cinco regiões do Brasil. Além disso, competidores de outros sete países (França, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Polônia, Paraguai e Guiana Francesa) também estarão na disputa.


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