Sem apoio, proposta para permitir que vereadores de Brusque indiquem emendas ao orçamento da prefeitura é abandonada
Vereadores Jocimar e Deco opinam sobre proposta
Vereadores Jocimar e Deco opinam sobre proposta
Um assunto do ano passado voltou a ser discutido na Câmara de Vereadores de Brusque: a indicação de emendas. Na ocasião, parte do orçamento da prefeitura seria destinado para que os vereadores indicassem emendas, igual aos deputados.
Quem encabeçou novamente a proposta foi o vereador Jocimar dos Santos (DC). Porém, ela não teve assinaturas suficientes. Mesmo em maioria, alguns vereadores da oposição, grupo de Jocimar, não teriam demonstrado interesse na proposta.
Ao jornal O Município, Jocimar reconhece que a tentativa não avançou e não deve seguir. O vereador menciona que André Vechi (DC), Rick Zanata (Patriota), Marlina Oliveira (PT) e André Batisti, o Deco (PL), foram alguns dos vereadores que conversou e não apoiaram a proposta.
“Quis encabeçar, mas tive dificuldade para ter assinaturas. É meio incoerente [não poder indicar emendas]. Os vereadores vivem correndo atrás de emendas”, disse Jocimar, em defesa à proposta.
Na prática, a indicação seria semelhante à como funciona na Câmara dos Deputados. Assim como os deputados federais, os vereadores poderiam escolher para quais áreas enviariam recursos que estariam disponíveis em seus gabinetes.
Jocimar justifica ainda que a indicação de emendas por vereadores poderia evitar supostas tentativas políticas do prefeito, seja lá qual for, em impedir a realização de obras no bairro em que o vereador de oposição fez mais votos, por exemplo.
Já Deco contrapõe a proposta e afirma que a prefeitura deve ter liberdade para decidir em quais áreas vai investir. Segundo ele, não é possível comparar com o envio de verbas por deputados, pois se trata de outro tipo de orçamento.
“Sabemos que o município tem um orçamento limitado para o Executivo administrar. Ajudamos nas indicações como podemos. O Executivo muitas vezes não nos atende, mas precisa ter a liberdade para ver o que é melhor executar com prioridade”, afirma.
Para que a proposta fosse de fato colocada em prática, o vereador defende que seria necessário uma análise mais detalhada de qual valor seria destinado à indicação de emendas pelos vereadores.
– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque