Sem Centro de Triagem, saiba como ocorre a testagem contra a Covid-19 em Brusque

Sintomáticos devem procurar Unidades Básicas de Saúde e passar por uma avaliação

Sem Centro de Triagem, saiba como ocorre a testagem contra a Covid-19 em Brusque

Sintomáticos devem procurar Unidades Básicas de Saúde e passar por uma avaliação

A partir desta terça-feira, 4, a testagem da Covid-19 em Brusque, feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser realizada após triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A organização foi criada após a diminuição dos casos diários, reflexo do início da vacinação em 2021. O Centro de Triagem funcionou na Arena Brusque até o dia 30 de dezembro.

Agora, quem tiver sintomas respiratórios deve procurar as UBS dos bairros onde moram para atendimento, entre 8h e 12h e das 13h às 17h. No período noturno e nos finais de semana e feriados, o acolhimento é feito nos hospitais Dom Joaquim e Azambuja, que mantém convênio com a prefeitura através do SUS.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, o paciente com sintomas passará pela UBS e será avaliado pelo médico. Caso houver necessidade, será encaminhado para realizar o teste. “Será necessário que o médico da unidade avalie se já medica ou se faz o exame. São 24 unidades de Saúde disponíveis no município”, conta.

Após a avaliação, se o paciente precisar fazer o teste da Covid-19, ele será encaminhado para o centro de testagem, que permanecerá na Arena. Entretanto, neste local, somente serão feitos os testes mediante agendamento pelas UBS.

Covid-19 em janeiro

Na segunda-feira, 3, o boletim epidemiológico da Covid-19 de Brusque aponta que não há pacientes internados na UTI Covid, somente dois internados na enfermaria. Em relação a pandemia, Ariane avalia que uma quarta onda da doença é difícil de acontecer.

“A Ômicron é altamente contagiosa, mas os sintomas são sutis, por vezes a pessoa contrai a variante e nem percebe. Essa nova onda, se surgir, será muito leve, e também temos uma ampla cobertura vacinal. Ou seja, se a pessoa contrair o vírus talvez ela nem perceba. Porém, temos uma baixa cobertura de terceira dose. O imunizante da Pfizer é comprovado que protege contra essa variante”, completa.

Ariane finaliza que, a partir desta terça, 4, a vacinação da Covid-19 continuará na Uniasselvi, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo