Sem funcionar desde o início, sistema de compartilhamento de bicicletas de Brusque terá novo projeto

Funcionamento da Bbike foi interrompido por causa de problemas elétricos

Sem funcionar desde o início, sistema de compartilhamento de bicicletas de Brusque terá novo projeto

Funcionamento da Bbike foi interrompido por causa de problemas elétricos

Um novo projeto para o sistema de compartilhamento de bicicletas (Bbike) de Brusque será apresentado à Prefeitura de Brusque no próximo mês, de acordo com o secretário de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi.

O sistema compartilhamento de bicicletas tem passado por problemas e desde antes da inauguração, em novembro do ano passado. A estação na praça SesquicentenáriO foi vandalizada em outubro de 2019, o que ocasionou um atraso no lançamento.

Logo em dezembro, dias após a inauguração, o sistema foi desativado por um problema elétrico, já que os usuários poderiam sofrer choques durante o uso.

Em fevereiro deste ano, a expectativa era de que o sistema voltasse a funcionar até abril, mas a previsão foi alterada por causa da pandemia de Covid-19.

O secretário conta que no próximo mês a empresa responsável pelo novo sistema virá à Brusque para apresentar o novo projeto. Caso ele seja aprovado pela administração, os trabalhos começam. Segundo Bianchi, a questão da alta voltagem, que causava problemas aos usuários, será resolvida.

O Bbike é uma parceria da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que realizou a compra das bicicletas. A Setram será responsável por executar o projeto.

O sistema é fruto do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, realizado em parceria com a Unifebe e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. 

Contabilizando os recursos obtidos através da parceria com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, e os próprios da prefeitura, foram investidos inicialmente R$ 289.374,90 nas estações BBike.

Ele explica que não será feito um conserto nas estações, que são cinco até agora, mas uma reforma total para um novo sistema.

“Não tem como adaptar naquelas docas ali às nossas exigências. Vão ser feitas docas individuais para as bicicletas, diferente do sistema anterior. Cada doca vai trancar uma bicicleta”.

É possível que novas estações sejam instaladas, já que, com as docas inidividuais, a capacidade em cada local tende a diminuir. A intenção da Setram é de que todos os locais sejam cobertos, para evitar que as bicicletas fiquem expostas.

“Na praça da prefeitura, por exemplo, deve diminuir de 18 para 12. Precisamos deixar umas quatro livre em cada por conta do sistema de rodízio. Se diminuir muito o espaço em todas as docas, vamos ter que abrir em outros espaços, dar mais opções”.

Um dos locais que pode abrigar uma nova estação é a praça Barão de Schneeburg, um pedido que vem sendo feito à Setram.

“É um pedido que chega bastante, um pessoal já fez o cartão e está sempre nos pedindo para pensar algum no centro da cidade realmente. Acredito, pelo desenho que a gente viu quando visitou a empresa, que vamos ter que abrir mais locais, mas nessa apresentação que teremos certeza”.

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