X
X

Buscar

Sem previsão de recursos federais, reforma da UBS Ponta Russa será concluída pela Secretaria de Obras

Obra no local está parada há 90 dias; empresa pediu a rescisão do contrato

A reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ponta Russa tem gerado transtornos aos moradores. A unidade foi fechada há cinco meses para reforma, entretanto, há cerca de 90 dias a obra está parada e os moradores precisam ir até a Unidade de Saúde Central para poder agendar consultas e serem atendidos.

“É um descaso com a população. Há cinco meses foi fechada e agora está tudo parado. Nem todo mundo consegue ir até o Centro para se consultar. Fizemos abaixo-assinado e enviamos ofício para o prefeito vir até aqui e ver como está a nossa situação”, diz uma moradora do bairro, que não quis se identificar.

A diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, explica que a obra está paralisada porque depende de recursos federais e o Ministério da Saúde não está fazendo os repasses. 

“Desde dezembro do ano passado estamos solicitando os repasses, mas com a troca de governo parece que ficou mais lento e agora estão exigindo que a obra esteja 100% concluída para só então enviar o recurso”.

Andrea diz que a prefeitura estava negociando com a empresa a possibilidade de continuar a obra, entretanto, sem uma previsão de quando será feito o repasse, a empresa solicitou a rescisão do contrato.

A saída encontrada pela prefeitura é que a Secretaria de Obras assuma a reforma de onde parou. “Agora estamos verificando os materiais que faltam para que a secretaria de Obras continue”.

A reforma na UBS da Ponta Russa faz parte do programa Requalifica, do governo federal, que visa tornar estruturas públicas antigas mais acessíveis. “Teremos banheiro para deficientes, todos os acessos serão modificados, serão implantadas barras, inscrições em braile nas placas e implantação de piso podotátil”, diz.

Segundo Andrea, a empresa já executou a maior parte da reforma, inclusive instalação elétrica e hidráulica, agora falta apenas os acabamentos. “Estamos fazendo os trâmites legais para o encerramento do contrato com a empresa. Após o encerramento, a Secretaria de Obras já dá início. Queremos concluir o quanto antes”.