X
X

Buscar

Semana Aldo Krieger inicia 10ª edição com apresentação de Renato Borghetti em Brusque

Evento ocorre até 6 de agosto; confira a programação

A 10ª Semana Aldo Krieger iniciou neste sábado, 30, e faz parte da programação para celebrar os 162 anos de Brusque. A abertura do evento ficou na conta do acordeonista Renato Borghetti, que apresentou grandes sucessos da carreira junto com o violonista Rodrigo Erbs. Os eventos acontecem no Instituto Aldo Krieger (IAK), situado na rua Paes Leme, no Centro.

Para o artista, poder trazer música para uma casa que respira música, a um local que respira música, é muito bom. Grato por abrilhantar a abertura da 10ª edição da Semana Aldo Krieger e também da Semana de aniversário de Brusque, Renato Borghetti fez questão de enaltecer a dedicação à cultura no município. “Acho muito importante esse trabalho que fazem de manutenção da memória, das obras, das partituras, do acerto. A gente nota um cuidado muito bonito. E acho que isso já serve como um grande exemplo”, destacou.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Já o presidente do Instituto Aldo Krieger (IAK), Carmelo Krieger, fez questão de ressaltar sua gratidão ao músico brusquense Bruno Moritz Neto, pela iniciativa de criar a Semana Aldo Krieger e de destacar a importância do evento, que leva o nome de um dos ícones da cidade, e que se projetou em outras cidades, no estado e também fora, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa justa homenagem que o Bruno criou, marca, sempre, um acontecimento de suma importância para o município, para a música, para a arte de um modo geral”.

O domingo, 31, o grupo de choro Chopp com Rosca se apresentou no quintal do IAK. O grupo Chopp com Rosca foi a primeira formação com músicos reunidos por Aldo Krieger, em 1928.

O diretor da banda, Bruno Moritz Neto, explica que o grupo foi retomado quando a primeira semana em homenagem ao músico foi idealizada. “Quando pensamos a semana, falei que precisávamos reativar o Chopp com Rosca devido à sua importância e desde então sempre estivemos na ativa, com diferentes formações”.

10ª edição

A organização destaca que neste ano foi registrado recorde de participação de interessados em participar das apresentações. Cerca de 20 músicos de Brusque passarão pelo palco do evento.

Para este ano foi elaborada uma programação bastante variada e além dos aguardados shows, também haverá uma exposição realizada pelo Clube Filatélico de Brusque; com as visitas guiadas por Carmelo Krieger, que é filho de Aldo Krieger e também nesta edição as rodas de choro com a música do Maestro Aldo Krieger.

Além disso, a semana acontecerá no modelo presencial, após dois anos com shows transmitidos de forma on-line em decorrência da pandemia. De acordo com a organização, algumas apresentações ainda serão transmitidas pela internet.

“A Semana AK talvez seja um dos poucos marcos culturais que ainda acontecem na nossa cidade. O maestro Aldo Krieger sempre foi um grande lutador pela cultura de uma maneira geral e deixou um grande legado que deve ser estendido a todos, principalmente as futuras gerações. Lembrar de Aldo é lembra da história e da cultura de nossa cidade, por isso além de levar música de qualidade para os moradores de nossa cidade, acredito que também levamos cultura e conhecimento através desses 10 anos”, pontua Bruno Moritz, coordenador do evento.

Programação

Na segunda-feira haverá show com o violonista Luiz Meira, que também fará um workshop no mesmo dia à tarde na Fundação Cultural de Brusque. Na terça-feira será realizada uma homenagem à Associação Artístico e Cultural de Brusque (ASSAC) pelos 50 anos, com apresentação de vários professores e alunos da instituição que é um marco na cultura de Brusque.

Na véspera de feriado, quarta-feira, o Grupo de Choro Chopp com Rosca se apresenta novamente com a cantora Bárbara Damásio e encerra a programação de shows. A programação da semana continua até sábado, 6, com as visitas guiadas que devem ser agendadas previamente e com a exposição “A Música na Filatelia”.

“Queremos levar a cultura para o maior número de pessoas, porém temos que nos atentar aos padrões de segurança para que todos os eventos ocorram bem”, explica. Os demais eventos da semana são gratuitos e não há necessidade de ingressos para acompanhar.

Criação da semana

A ideia para criação da Semana Aldo Krieger surgiu há 12 anos por meio de conversas informais entre Bruno e Carmelo, que também é presidente do IAK. A princípio seria apenas um dia com várias apresentações e também um concurso musical.

A organização definiu as ideias e valores que seriam mostrados na 1° Semana Aldo Krieger (SAK) e em 5 de julho de 2013, o filho mais velho de Aldo Krieger e também maestro Edino Krieger pronunciou a frase: “declaro aberta a Semana Aldo Krieger”, situação essa que se repete ano a ano.

Ainda em 2013 a SAK virou lei orgânica do município tornando-se parte do calendário fixo de Brusque. A organização conta com inúmeros apoios, entre eles as várias empresas que patrocinaram o evento, especialmente a Fundação Cultural de Brusque.

A intenção é apresentar novos músicos e compositores e também levar ao conhecimento do público a vida e obra de Aldo Krieger.

Aproximadamente de 300 artistas já se apresentaram na Semana Aldo Krieger nas mais diversas áreas culturais. Além dos shows, já foram realizadas palestras, contação de história, teatro, debates, documentários, lançamentos de discos, workshops, exposições, mostras artísticas, concursos musicais, noites gastronômicas, saraus de poesia e uma experiência cultural completa.

Programação

02/08 Terça-feira

20h – Mostra Musical 10ª Semana Aldo Krieger. Homenagem a Associação Artístico Cultural (ASSAC) – 50 anos;
Local: Instituto Aldo Krieger.

03/08 Quarta-feira

20h – Mostra Musical 10ª Semana Aldo Krieger – Chorinho: Grupo Chopp com Rosca, convida Barbara Damásio;
Local: Instituto Aldo Krieger.

04/08 Quinta-feira

10h e 14 h – Visita Guiada ao Instituto Aldo Krieger. Informações e inscrições (47) 3396 8113.

06/08 Sábado

14h – Tour histórico nos museus: Casa de Brusque, Museu de Azambuja e Instituto Aldo Krieger. Informações e inscrições (47) 3396 8113;
Local: Museu de Brusque.