X
X

Buscar

Semana começa com frio, chuva e possibilidade de neve em Santa Catarina

Em Brusque, a previsão indica temperatura mínima de 3ºC na sexta-feira

O mês de julho começou com mudança no tempo em Santa Catarina. Após um final de semana de bastante sol e calor, várias regiões do estado, incluindo o Vale do Itajaí, tiveram uma segunda-feira chuvosa e fria. Em Brusque, as temperaturas não passam dos 18ºC.

Nesta terça-feira, 2, as instabilidades permanecem atuando em todo o estado, de acordo com a Epagri/Ciram, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Durante o período da tarde, a chuva ganha força, acompanhada de raios e rajadas de vento forte. Em Brusque, a temperatura máxima prevista é de 15ºC e a mínima, 12ºC.

Na quarta-feira, 3, ainda existe condição de pancadas de chuva na madrugada, podendo ser forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. A partir da manhã, a chuva perde força, porém, o dia ainda deve ser marcado por bastante nebulosidade e há condições para chuva fraca nas primeiras horas do período. Destaca-se a queda brusca das temperaturas, a partir da tarde e, principalmente à noite.

De acordo com a Epagri/Ciram, a tendência para quinta-feira, 4, é de tempo firme, porém, com temperaturas muito baixas e sensação de muito frio. Em Brusque, por exemplo, a previsão indica temperatura mínima de 7ºC e máxima de 16ºC. Já em São João Batista, a mínima prevista é de 12ºC.

Já para sexta-feira, 5, a nebulosidade aumenta, devido à atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, transportando umidade do mar para o continente, reforçando alguns momentos com previsão de garoa. 

Devido à presença de ar muito frio acumulado, existe a possibilidade de uma chuva congelada e neve nas áreas altas das regiões oeste e planalto sul do estado, de acordo com a Epagri/Ciram. 

Neste dia, a temperatura mínima em Brusque será de 3ºC e a máxima não passa dos 17ºC. Em São João Batista, a mínima será de 7ºC.

A Defesa Civil de Brusque emitiu um alerta de frio intenso, com base nas informações divulgadas pela Epagri/Ciram. 

A Secretaria de Assistência Social e Habitação informou que tomará medidas em função do frio e intensificará o acolhimento institucional neste período, principalmente no horário da noite. 

“Deixamos uma reserva técnica de vagas para estes dias. Faremos o acompanhamento dos casos de pessoas em situação de rua e convidaremos para o albergue, que conta com camas e chuveiros”, explica o secretário Deivis da Silva. 

De acordo com ele, a comunidade pode entrar em contato com o plantão da secretaria, caso encontre alguma pessoa em situação de rua nestes dias de frio intenso, pelo telefone 47-99688-0123.