Semana da Família Ecumênica de Brusque: cerimônia marca início da 11ª edição

Sessão solene aconteceu na manhã desta segunda-feira, na Câmara de Brusque

Semana da Família Ecumênica de Brusque: cerimônia marca início da 11ª edição

Sessão solene aconteceu na manhã desta segunda-feira, na Câmara de Brusque

Na manhã desta segunda-feira, 15, Dia Internacional da Família, uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Brusque marcou o início da 11ª Semana da Família Ecumênica de Brusque. O evento é uma realização do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia).

A cerimônia iniciou às 8h30 e contou com a presença de autoridades, membros das igrejas católica e evangélica e da comunidade.

“Até o dia 27 de maio propomos que sejam realizadas também outras atividades alusivas à 11ª Semana Ecumênica da Família de Brusque em órgãos públicos, escolas, entidades comunitárias, empresas, igrejas e outras organizações”, disse o Grupia em nota.

Arcebispo

A conferência magna foi feita pelo arcebispo emérito da Sé Primacial no Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Ele falou sobre o tema desta semana, que é “O Projeto de Deus para a Família”.

“A família tem tantos valores que não valeria a pena vir aqui e apresentar todos os desafios. A família é imagem de Deus. Nenhum ambiente (como o do lar) é tão propício e favorável para apresentar que Deus é pai. O amor é verdadeiro quanto se traduz em perdão e sacrifício. Para os pais, a doação diária reforça o mensagem de Deus. A missão de educadores é muito importante”, alertou o arcebispo.

Otávio Timm/O Município

Homenagens

O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência, pela unanimidade de seus membros, concedeu a Comenda Honorífica de Amigo da Família ao casal André Pedro Baron e Lucy Morelli Baron.

“Esta homenagem se fundamenta na autenticidade da vivência do Sacramento do Matrimônio dos dois, celebrado em 3 de novembro de 1955, na exemplar educação dos filhos e no edificante trabalho desenvolvido nas pastorais e em ações socioassistenciais por mais de 65 anos: uma história de amor e dedicação às famílias”, disse Paulo Vendelino Kons.

Otávio Timm/O Município

Sempre muito participativos na vida da Igreja, em 1985 foram convidados a se tornar ministros da comunhão, missão que cumpriram até 2020, ano da pandemia da Covid-19.

Nos anos 1990 receberam um novo convite: fundar a Pastoral Familiar na Igreja, onde passaram a se dedicar aos cursos de Noivos e outras atividades, realizadas junto à comunidade. Paralelo a isso, participaram ativamente da Pastoral dos Enfermos, com visitas aos doentes e uma palavra de consolo no momento delicado da saúde; e da Pastoral Vocacional, onde organizavam cafés que angariavam recursos para auxiliar nos estudos dos seminaristas entre diversas outras funções em outros locais.

“Temos filhos que participam do Apostolado e de movimentos da Igreja que nos dizem que se espelham no pai e na mãe”, conta Lucy.

Ela lembra com carinho das visitas que faziam às comunidades, para auxiliar as famílias a se organizarem, levando não só ajuda física de materiais e mantimentos, mas a atenção para compartilhar o conhecimento de bem cuidar da família e transformar aquele espaço em um lar de amor, em especial, a ação socioassistencial na região do Ribeirão do Meio e Nova Itália, na Serra do Moura, na década de 1970.

Com 67 anos de casados, André aos 90 anos e Lucy aos 85 anos, relembram sua união com muito carinho e cumplicidade. “Sempre fomos servos de Deus e estamos agradecidos com a homenagem. Não merecemos tanto. Fizemos o que uma família deve fazer. Estamos muitos felizes” conclui André.

Programação

  • 21/05 – domingo: Santa Missa na Igreja Matriz São Judas Tadeu (Águas Claras) às 9h. Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja às 16h. Culto na Igreja Evangélica Calvário (Jardim Maluche) às 18h30.
  • 27/05 – sábado: XI Festival Uma Tarde em Família (Centro Evangélico Luterano, no Centro). Louvor às 14h30 e Culto de Ação de Graças para a Família às 15h, oficiado pela Igreja Católica, Luterana e Copab, na Igreja Luterana de Brusque. Caminhada da Igreja até o Centro Evangélico para a Festa da Família às 16h.

 


“Acreditar que ele consegue é tudo o que eu tenho”: mãe fala sobre os desafios na criação do filho autista:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo