Semana de Saúde Bucal foca na aplicação do flúor nas escolas

Os dentistas que realizam o trabalho nos colégios são os que atendem nas Unidades Básicas de Saúde

Semana de Saúde Bucal foca na aplicação do flúor nas escolas

Os dentistas que realizam o trabalho nos colégios são os que atendem nas Unidades Básicas de Saúde

No Dia do Dentista, comemorado anualmente no dia 25 de outubro, Guabiruba realiza a Semana de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal de ensino com aplicação de flúor e escovação supervisionada aos estudantes de 1º ao 5º ano.

A Semana segue até terça-feira, 31 de outubro, e é a segunda deste ano. Em junho, a abordagem da atividade contemplou palestras e explicações aos alunos sobre a importância da prevenção dentária. Os profissionais dentistas que realizam o trabalho nas escolas são os que atendem nas Unidades Básicas de Saúde.

O cirurgião-dentista Jorge Antônio Dahmer esteve na quarta-feira, 25, com os alunos da Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti, do bairro Planície Alta. Segundo ele, a saúde começa pela boca.

“A gente ingere os alimentos pela boca e nessa idade eles têm a dentição de leite e alguns permanentes. E a higiene da dentição de leite e da permanente tem que ser igual”, explica. “Os dentes de leite preservam o espaço para os permanentes vir sadios. Quando se perde um dente de leite prematuramente, prejudica-se a dentição permanente. Por isso, é importante a higienização desde os primeiros dias de vida”, complementa Dahmer, que trabalha há 28 anos como dentista no serviço público guabirubense.

O profissional afirma que a saúde bucal das crianças vem melhorando nos últimos anos, mas os pais ainda precisam reforçar junto aos filhos a disciplina na hora da higienização dos dentes.

Conforme a secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, o principal objetivo é a prevenção. “Trabalhamos em dois momentos com a saúde bucal nas escolas. Na Semana do Município e agora com a continuação, sendo aplicado o flúor e a escovação supervisionada. Assim, contribuímos para a criação de hábitos saudáveis e de prevenção nos estudantes”, pontua.

Semana de Saúde Bucal nas próximas escolas:

Quinta-feira, 26– Dentista: Gastão da Cunha
8h – Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil
9h30/13h30 – Escola Municipal Paulo Schmidt

Sexta-feira, 27 – Dentista: Bianca Moser Piva
8h/13h30 – Escola Reunida João Jensen

Segunda-feira, 30 – Dentista: Carlos Guilherme Schuartz Verwiebe
8h/13h30 – Escola Reunida Municipal Cesário Régis

Terça-feira, 31 – Dentista: Gladis Carneiro
14h – Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio