Inserido em um grande pólo têxtil de Santa Catarina, o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Senac chegou a Brusque um ano e meio atrás com objetivo de qualificar a mão de obra do mercado, que está em constante evolução.
O curso, pioneiro no Ensino Superior em Brusque e vinculado à unidade do Senac em Blumenau, tem carga horária de 2,5 mil horas, no patamar de bacharelado. No entanto, oferece uma formação completa, prática e teórica, em apenas três anos, tornando o profissional apto a dar com firmeza os primeiros passos no mercado da moda.
O aluno formado pelo Senac deixa a instituição pronto para abrir um ateliê, trabalhar de forma autoral, ou gerir grandes produções em empresas, assim como atuar em comunicação e pesquisa de moda.
Focado no vestuário, o curso é voltado a uma área em que abundam empregos em Brusque. No entanto, aqueles que não estiverem qualificados poderão ficar sem uma oportunidade.
“O mercado está sempre em inovação, o profissional que não se aprimora corre o risco de ser substituído por outro, que buscou qualificação e um curso superior”, alerta a coordenadora do curso, Cristiane Hoffmeister.
Atividades práticas desde o início
A diretora do Senac, Ana Cristina Belli, explica que o curso selecionou professores que estão no mercado, que trazem a prática para as aulas, porque é fundamental que os alunos logo comecem a trabalhar.
No modelo proposto pela graduação do Senac, a ideia é manter uma conexão constante entre teoria e a prática. Nesse sentido, o curso é estruturado em quatro eixos: moda; design; produção e gestão; e inovação.
Dentro desses quatro eixos, ao longo dos três anos, são trabalhadas cerca de 40 disciplinas específicas, entre teóricas e práticas.
Os estudantes aprendem desde a história da arte e da indumentária, passando pela inclusão no mercado, os processos desde o chão de fábrica, da base da moda, que é a costura e a modelagem, até capacitação para empreender no setor.
O objetivo, explica a coordenadora, não é apenas formar funcionários de empresas, mas pessoas capazes de abrir a sua própria.
No Curso de Design de Moda do Senac, há ainda um diferencial importante: são oferecidas certificações intermediárias, para que os alunos já possuam atestados de qualificação antes de concluir a graduação.
Na terceira fase, por exemplo, é emitida uma qualificação de assistente de estilo. Na quinta fase o aluno recebe a certificação de analista de produto, e já pode atuar profissionalmente nessas funções.
Infraestrutura e laboratórios
Para facilitar o aprendizado, o Senac possui diversos laboratórios específicos para o curso. Os alunos têm à disposição laboratórios de arte e modelagem, informática, para trabalhar modelagem em software, modelagem tridimensional, costura e protótipo de produto, e software para o desenho das peças.
Os processos têxteis, por sua vez, são feitos em parceria com grandes empresas de Brusque, que têm a estrutura necessária para o aluno entender como funciona o processo de produção no setor.
Também está sendo montada, na unidade do Senac de Brusque, a tecidoteca, um laboratório para armazenagem de material têxtil, a qual possibilitará que, se o aluno precisa conhecer uma malha, por exemplo, pode ir até o local e encontrar amostras desse material.
Link direto com o mercado
Os alunos da graduação em Design de Moda do Senac estão sempre no radar das grandes empresas, que mandam à instituição suas demandas por profissionais.
“A gente é muito procurado pelo mercado, principalmente na área de moda, temos um nome que é forte, vinculado à questão da qualidade e seriedade no trabalho, é um processo que acontece frequentemente”, explica a diretora do Senac de Brusque, Ana Cristina Belli.
DESCONTOS ESPECIAIS
O Senac oferece, no curso, 20% de desconto na mensalidade para comerciários, e 50% na primeira mensalidade, para quem se matricular até 15 de dezembro. Além disso, alunos ou ex-alunos da instituição que indicarem alguém para se matricular no curso ganham um brinde: tanto quem indicou quanto quem foi indicado.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
Duração: 3 anos
Início das aulas: Fevereiro de 2019
Forma de ingresso: pela nota do Enem ou prova de redação.
Informações: (47) 3351-2626
Como o curso está inserido em um pólo têxtil, a demanda por profissionais qualificados é constante, diz a coordenadora do curso. Então, quando o mercado aquece, há uma procura desenfreada por profissionais.
“As empresas estão mais abertas para inovação, de uma história de empresas familiares, estão buscando agora pessoas que pensem o próximo passo, que não esperem acontecer”, afirma Cristiane Hoffmeister.