Senado tem assinaturas, mas não deve investigar ministros do Supremo
Freio de Alcolumbre
O movimento “Muda Senado, Muda Brasil” conseguiu as 27 assinaturas necessárias para investigar os inatingíveis ministros do Supremo Tribunal Federal. Entre os subscritores estão os catarinenses Jorginho Mello e Esperidião Amin. Mas o escorregadio e cada vez mais notório presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) acha mais importante “preservar o equilíbrio institucional, enquanto a economia patina e há milhões de desempregados”. Sem comentários.
Receita Federal
A Receita Federal vai reduzir suas superintendências regionais. A região Sul, por exemplo, ficará apenas com um escritório, em Porto Alegre, fechando o que hoje funciona em Curitiba. Vem barulho por aí.
Renovação
Com apoio do MDB de SC e do Paraná, o Rio Grande do Sul lançou movimento pela renovação nacional do partido. Seu nome para presidente nacional é o da senadora Simone Tebet (Mato Grosso do Sul). Substituiria o desgastado e corrupto ex-senador Romero Jucá, de Roraima. A convenção que definirá o comando da legenda a nível nacional será dia 6 de outubro.
Força do pai
A crônica esportiva de SC tem um atrativo para focar na Copa SC. É Edmundo Junior, filho do conhecido ex-craque e atual comentarista da Fox Sports, Edmundo. O rapaz tem 20 anos e será anunciado como a nova contratação do Figueirense nos próximos dias. Estreia dia 9. Reservado, tem sido visto jogando futevôlei na orla da avenida Beira-Mar Norte, na Ilha de SC. Seu pai passou pelo Figueirense em 2005 e sempre será lembrado porque foi um dos principais atores que, na época, livrou o time do rebaixamento.
Mulheres assassinadas 1
O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial atendeu pedido do deputado estadual João Amin (PP) e o informou que já são 32 os feminicídios em SC neste ano, até 31 de julho. Representa 39,1% a mais que em relação ao mesmo período de 2018. Parece uma epidemia.
Mulheres assassinadas 2
Nem tudo está perdido, porém. Entrou em fase de testes na última sexta-feira, 30, em Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha, o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta digital que entre outras funções permite o acionamento do botão do pânico de violência doméstica para as mulheres com medida protetiva de urgência. Se os testes forem positivos, o aplicativo poderá ser disponibilizado para todo o Estado em 30 dias.
Ações
Diminuiu o número de processos em andamento no primeiro grau de jurisdição nos últimos 12 meses no Judiciário estadual. Embora tenham sido ajuizadas no período cerca de 1.037.000 novas ações, o espantoso acervo em andamento no estado sofreu redução de 175 mil processos, chegando em julho deste ano a aproximadamente 2.515.000.
Fundo das rodovias
Mais de 120 Câmaras de Vereadores de SC aprovaram até agora moções de apoio ao projeto de lei do deputado Altair Silva (PP) que institui o Fundo de Manutenção e Conservação de Rodovias Estaduais, com recursos provenientes de no mínimo 10% do valor arrecadado do IPVA, mais 10% da receita estadual relativa a multas e, ainda, da exploração comercial das faixas de domínio.
Bate-boca
Cônsul da França em SC, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o diplomata Brieuc Pont não se calou diante de vídeo em que Renzo Gracie, lutador e embaixador do “turismo internacional” da Embratur, afirmou que o presidente francês, Emmanuel Macron, “vai tomar um gogó” no “pescoço de franga” por “falar mal do Brasil”. Pont respondeu em vídeo que Gracie estava alcoolizado quando gravou a mensagem e deixou conselho: “cachaça deve ser consumida com moderação, e nó de gravata ajustado. Sem falar dos modos na mesa”. Hum…
Made in SC
A prefeitura de Bom Despacho (MG) vai economizar R$ 1 milhão por ano com a implantação de um sistema de gestão pública digital, cuja tecnologia é da catarinense IPM Sistemas, que depois de marcar presença nos três estados do Sul, vem expandindo sua atuação no Sudeste do país. Com o software a prefeitura mineira garante aos seus cidadãos o acesso pelo celular para emitir documentos, fazer reclamações e requerimentos. Isso sem contar a agilidade fazendo com que o poder público amplie a transparência, gaste menos com energia elétrica e espaço físico, além de diminuir a burocracia.