Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Senador Jorge Seif sinaliza que não falará mais (e mal) do STF e TSE

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Senador Jorge Seif sinaliza que não falará mais (e mal) do STF e TSE

Raul Sartori

Bandeira branca

O senador Jorge Seif (PL-SC), que é alvo de processão de cassação, tem sinalizado que não falará mais (e mal) do Judiciário, e em especial do STF e TSE, se tiver o mandato preservado. A estratégia dos últimos dias envolveu visitas suas a magistrados, junto com seus advogados, em Brasília. Se pudesse, apagaria o que disse em discurso recente quando afirmou que os “594 parlamentares eleitos pelo povo” (senadores e deputados federais) estariam sendo “suprimidos por 11 ministros”.

Sejamos honestos

Em uma reunião com deputados na Assembleia Legislativa esta semana, a dedicada secretária de Saúde, Carmen Zanotto, que é enfermeira, não poderia ser mais explícita numa reclamação incontestável em relação a um lamentável comportamento de muitas pessoas. Disse que 75% dos pacientes que estão na porta das emergências dos hospitais, nos últimos dias superlotadas, apresentam quadros de saúde não emergenciais e que poderiam ser atendidos, e com mais atenção, nos serviços de pronto atendimento. Tem total razão. Sejamos honestos: para muita gente, de todas as classes sociais , ir ao hospital, público ou privado, serve para demonstrar, quando não falsamente, a “gravidade” do estado de saúde e com isso não trabalhar e receber mais atenção da família e amigos, dentre outras desculpas inconfessáveis. Fraquezas humanas!

O mais alto 1

A notícia das últimas horas envolvendo Balneário Camboriú que está se espalhando mundo afora. A cidade deve exibir, brevemente, o prédio residencial mais alto do mundo, com 509 metros e 154 andares, na Barra Sul. É o Trumph Tower, da construtora FG Empreendimentos, em parceria com o Havan, do empresário Luciano Hang. O lançamento será no segundo semestre.

O mais alto 2

O título, atualmente, está com a Steinway Tower, em Nova York, atesta o The Skyscrapper Center, site que é referência na catalogação internacional dos mais altos edifícios residenciais. Na lista dos brasileiros, a nova construção quer desbancar a One Tower, da mesma construtora e na mesma cidade catarinense, com 290 metros e 84 andares, entregue aos moradores em dezembro de 2022. Para concretizar o projeto foram investidos cerca de R$ 650 milhões.

Segurança nas escolas

No encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência, promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Florianópolis esta semana, foram divulgados os primeiros resultados do programa Escola Mais Segura, que utiliza profissionais da segurança pública aposentados no serviço de vigilância nas escolas. As 218 abordagens policiais diretas registradas resultaram em 61 prisões e apreensões, incluindo 40 armas brancas.

Pedágio mantido

A Justiça Federal negou pedido de liminar, feito em ação popular por um vereador de Palhoça, para que a empresa Autopista Litoral Sul fosse obrigada a liberar a cobrança de pedágio, nas praças daquela cidade e de Tijucas, enquanto as obras do Contorno Viário de Florianópolis não estejam concluídas. Demagogia. É a tarifa que sustenta todos os serviços de manutenção, conservação e operação do trecho, incluindo serviços que vão desde o atendimento médico até atividades de serviço mecânico aos usuários.

Escárnio

Mais um deboche patrocinado pelo Congresso e com a fatura que será enviada ao otário de sempre, o contribuinte. Avança no Senado indecorosa Proposta de Emenda à Constituição, literalmente inventada pelo seu teatral e demagogo presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que garante um ganho de 5% do salário, a cada cinco anos de serviço público, até o limite de 30%, para magistrados. O Ministério da Fazenda estima um gasto de até R$ 42 bilhões ao ano, caso todas as categorias ligadas ao Judiciário (juízes, procuradores, defensores públicos, promotores, etc.) sejam beneficiadas. Repulsivo!

Bombeiros

A Comissão de Educação e Cultura do Senado promove audiência pública, hoje, sobre a criação do Dia Nacional dos Bombeiros Voluntários. Será na Câmara de Vereadores de Joinville, em parte presencial e virtual. A proposta é da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). O dia escolhido faz referência à criação da primeira corporação do tipo no país, o quase lendário Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em 13 de julho de 1892. É um dos casos mais longevos e frutíferos de cooperação público-privada no Brasil.

Honraria

Uma das muitas felicidades que tinha o cientista, conferencista, filósofo, lógico e matemático curitibano Newton da Costa, de 94 anos, que morreu anteontem em Florianópolis, onde morava com a família, foi ter sido homenageado pela Ufsc, onde também foi professor visitante, com o título de honoris causa, em 2010. Por amar a cidade que o acolheu , parecia que isso era o bastante para um homem extraordinário que foi em vida.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo