Senai e Observatório Social de Brusque desenvolvem jogo educativo; confira

Alunos participam do programa Observador Social Mirim

Senai e Observatório Social de Brusque desenvolvem jogo educativo; confira

Alunos participam do programa Observador Social Mirim

Estudantes de todas as escolas públicas e privadas de Brusque, Guabiruba e Botuverá que são beneficiados pelo programa Observador Social Mirim, do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), contam agora com um jogo virtual desenvolvido pelo Senai para complementar o programa.

O jogo também será disponibilizado a todos os outros observatórios sociais ou municípios que replicam a ação no Brasil.

A aplicação inclui um tabuleiro tridimensional virtual e funcional e pode ser acessada em qualquer navegador no endereço https://caminhodacidadania.org.br/.

Jogo virtual

A proposta do jogo virtual foi apresentada em 2022 pelo OSB Brusque à Fiesc, por meio do vice-presidente da instituição, Edemar Fischer. A entidade viabilizou a produção do jogo por meio de uma parceria disponibilizando sua equipe técnica para o desenvolvimento do mesmo.

“Nossa entrega inclui modelos de desafios, como perguntas e respostas, questões de assinalar, relacionar colunas e ordenar frases. Projetamos a mecânica de jogo e realizamos o desenvolvimento completo do projeto. Também cuidamos da integração das artes gráficas, incorporadas ao jogo”, explica o gerente de Soluções Digitais do Senai, Sandro Costa.

Experiência virtual

O jogo é uma experiência virtual desenvolvida com o foco em navegadores web de desktops e laptops.

No entanto, os usuários podem acessar também o jogo em outros dispositivos como tablets ou smartphones, desde que tenham acesso à internet e um navegador compatível. Não requer a instalação de nenhum software adicional.

É possível jogar com um grupo de 1 a 4 jogadores desde que estejam reunidos e conectados no mesmo dispositivo para participar da partida.

Os alunos que receberam o programa, apenas precisam digitar o endereço do jogo na web e podem testar seus conhecimentos adquiridos no programa presencial.

Tecnologias

Entre as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do jogo estão unity engine, linguagens de programação, gráficos 2D e 3D, áudio e animação.

“O jogo Caminho da Cidadania foi antes de tudo uma oportunidade para o time crescer técnica e colaborativamente. Durante o desenvolvimento do projeto tivemos liberdade para desenvolver e testar soluções que entregassem o melhor produto na maior qualidade além de tempo para otimizar e polir o resultado”, comenta João de Souza Antunes Jr., líder da equipe do Senai Soluções Digitais que atuou no projeto.

O presidente do Observatório Social de Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, destaca que o jogo virtual desenvolvido aprimora significativamente a metodologia lúdica já utilizada no programa.

“Por um lado, o jogo reflete a preocupação do OSB Brusque com a melhoria contínua de suas atividades, trazendo inovação para suas ações. Por outro, a vinda de um recurso tecnológico motivará ainda mais os alunos, fazendo com que ampliem seus conhecimentos sobre os conteúdos de educação fiscal e cidadania de forma dinâmica”, afirma.

Parceria entre instituições e Observatório Social

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre as instituições, uma equipe do Observatório Social de Brusque apresentou, na manhã desta quinta-feira (28), os programas e projetos desenvolvidos principalmente na área de educação.

A reunião, que contou com a presença de representantes do Sesi, do Senai e da Fiesc da região de Brusque, trouxe resultados e ações que já vêm sendo realizadas nas escolas da região, como os programas Observador Social Mirim, Pequeno Cidadão (em fase piloto), OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão e Era uma vez, uma semente do bem.

“São projetos incríveis que plantam sementes para a construção de uma sociedade mais empática, compreensiva e crítica socialmente”, comenta a gerente-executiva do Sesi e do Senai na região do Vale do Itajaí Mirim, Silvana Meneghini. Já para o vice-presidente regional da Fiesc, Edemar Fischer, a “educação é um investimento que deve ser feito pelo futuro e pelas crianças”, completa.

Leia também:

1. Biergartenplatz, Semana Farroupilha e Corra por Elas: confira seis coisas para fazer em Brusque e região neste fim de semana
2. Jovem de 19 anos morre após acidente com carreta na BR-101, em Joinville
3. EXCLUSIVO – Levantamento mostra quais ruas, avenidas e rodovias de Brusque mais registraram acidentes em 2023
4. Motorista fica ferido após carro bater em poste na rodovia Antônio Heil, em Brusque
5. Acidente que ocasionou batida em poste na Antônio Heil envolveu três veículos; entenda


Assista agora mesmo!

Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo