Buscando levar o conhecimento teórico para a prática, o Senai de Brusque oferece dois novos cursos de nível Master in Business Administration (MBA), baseados da metodologia SMART. Os cursos de Gestão Ágil de Projetos e Gestão de Equipes de Alto Desempenho surgem como resposta às demandas do mercado por uma formação continuada, específica e atualizada, voltada à atuação em todas as áreas do conhecimento.
Referência nacional em ensino tecnológico, o Senai tem como foco, há mais de 70 anos, a capacitação de pessoas para a indústria. Porém, hoje, investe-se na formação continuada, e os MBAs são um caminho natural para a instituição, que pretende fornecer qualificação também para quem ocupa cargos de gestão e supervisão de projetos e equipes.
A abordagem SMART abrange cinco itens para a estruturação de objetivos e metas. São cinco palavras que devem ser levadas em consideração: específico – quanto mais focado, melhor, com disciplinas que são direcionadas à área dos cursos -; mensurável – definições de tempo, recursos e resultados -; alcançável – estabelecer metas viáveis -; relevante – objetivos alinhados com os propósitos -; e temporal – definição de prazos e datas realistas, por exemplo, a conclusão do curso, que pode ser feita no período de um ano.
O diretor da unidade do Senai em Brusque, Julcimar Machado, destaca que os cursos oferecidos surgem após a instituição identificar essa exigência por parte do mercado. “Hoje, é preciso ser ágil, e isso significa gerar produtividade. É preciso inovar, ser criativo e ser rápido, senão, perde-se o timing.”
Com professores que possuem vivência em gestão de projetos e gerenciamento de equipes de alto desempenho e aulas de viés prático, os cursos são feitos por meio de ferramentas técnológicas que dinamizam e favorecem a aprendizagem, pelas quais os ministrantes disponibilizam os conteúdos – textos, atividades, webinars, entre outros -, e é realizado um encontro presencial por mês. Neste dia, os alunos passam por um período de imersão, em que ocorre a troca de experiências entre alunos e professores.
Os encontros presenciais também são utilizados, desde o início do curso, para a elaboração do trabalho de conclusão: mensalmente, os alunos produzem um “roteiro de experiência” relacionado ao projeto que querem desenvolver e, ao fim do período escolar, já estão com o trabalho em mãos para passar pela orientação final do professor orientador.
Tratando de temas atuais de maneira específica, os cursos estão alinhados com as demandas do mercado e apresentam ao aluno as ferramentas necessárias para gerir projetos de forma ágil e para gerenciar equipes que sejam auto-gerenciáveis. Os cursos são voltados para todas as áreas de atuação, possuindo um olhar que abrange empresas, indústrias e o público em geral.
Os MBAs do Senai têm 360 horas de curso, são reconhecidos pelo MEC e podem ser concluídos no período de um ano. As inscrições estão abertas e o início das aulas será em 30 de junho.