X
X

Buscar

Senar capacita trabalhadores rurais de Guabiruba

O curso contou com 14 alunos e iniciou na quarta-feira, 27, finalizando na sexta, 29.

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ofertou gratuitamente um curso de operação e manutenção de tratores. As aulas ocorreram na sede da Associação de Desenvolvimento Rural (ADERG) de Guabiruba.

O curso contou com 14 alunos e iniciou na quarta-feira, 27, finalizando na sexta, 29. Servidor público, Rubens Stedile, que é morador do Lageado Baixo, foi um dos alunos a procurar a capacitação e ressaltou a importância das classes. “É muito importante para quem tem tratores poder fazer a manutenção básica, cuidar do equipamento, além de ser um curso que nunca foi oferecido na região antes. Uso esse implemento na agricultura em casa e na parte da manutenção poderemos fazer coisas que antes não fazíamos”, destaca.

O professor Leonardo Ataíde, que já havia ministrado outros cursos em Guabiruba, explica que as conversas foram voltadas à segurança, operação e manutenção. “Hoje, a questão dos acidentes no trabalho rural é recorrente, principalmente com tratores. Visamos muito a conservação das máquinas e aumento da vida útil delas”, detalha.

 Ataíde diz que a metodologia de ensino do Senar é de “aprender a fazer, fazendo”. Ele acredita que os alunos só realmente aprendem quando vão para a prática. “Nós trabalhamos com 70% prática e 30% de teoria. Quando você trabalha essa questão prática é muito mais atrativo do que segura-los somente em uma sala sentados assistindo vídeos. São temas que são do interesse deles, que fazem parte do dia a dia e isso ajuda muito na produtividade das aulas”, avalia.