X
X

Buscar

Sensação térmica chegou a -20ºC na Serra catarinense nesta quarta-feira, 8

Previsão é de mais frio para os próximos dias em Santa Catarina

O inverno chegou mais cedo este ano em Santa Catarina. Em mais um dia nesta semana, os catarinenses estão usando muitas cobertas, cachecóis, luvas e casacos. E para quem acha que está difícil levantar cedo da cama, tomar banho e sair de casa, pode se preparar para temperaturas ainda mais baixas.

A Epagri/Ciram emitiu um aviso meteorológico indicando que nos próximos dias vai ocorrer o avanço de duas massas polares no estado, provocando ainda mais frio. Entre sexta-feira e sábado, há chance de neve na Serra catarinense.

Leia também: Produtos da cesta básica ficam quase 5% mais caros em Brusque

Na madrugada desta quarta-feira, Urupema, na Serra, registrou -3°C. As rajadas de vento alcançaram 80 km/h e provocaram uma sensação térmica de até -20°C. Segundo a Defesa Civil, um morador de rua de Xanxerê teve hipotermia e precisou ser levado ao hospital. Em Florianópolis, a temperatura chegou a 3°C, a menor dos últimos cinco anos. Em 2011, foram registrados 2,7°C na Capital.

“A sensação térmica em todo estado foi uma das menores do ano. A próxima madrugada (quinta-feira) deve ser de frio ainda mais intenso. Essa condição ocorre normalmente em julho e agosto, mas nos últimos anos, ela vem se antecipando. Os catarinenses podem ser preparar: os próximos 15 dias serão de temperaturas muito baixas”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Nas demais regiões do estado, o dia amanheceu com os termômetros marcando próximo a 0°C, com exceção do Litoral Sul, que teve média de 7°C em razão da alta nebulosidade. No Meio-Oeste, as temperaturas também foram negativas. Apesar do frio, o sol brilha em Santa Catarina, mas não o bastante para elevar significativamente as temperaturas nesta quarta-feira.