Serafim Venzon será candidato a prefeito nas Eleições 2016
PSDB e deputado dão como certa sua participação no pleito do próximo ano
O deputado estadual Serafim Venzon (PSDB) tem declarado a aliados suas intenções de concorrer à Prefeitura de Brusque nas eleições municipais de 2016. Ao Município Dia a Dia, ele confirma oficialmente o interesse em ser candidato a prefeito no próximo pleito, marcado para outubro de 2016, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não marcar outra eleição antes.
“Vamos ter candidato a prefeito de certeza absoluta”, disse o deputado, “na eleição do ano passado, 84% das pessoas em Brusque votaram 45 para presidente da República; e mais de 30% dos eleitores votou em mim para deputado estadual”.
Venzon diz que há “uma tendência das pessoas em optarem pela ideologia do PSDB” e “também na minha pessoa, como candidato a deputado várias vezes e todas com excelente votação”.
Apesar de ainda não poder ser considerado oficialmente candidato – as convenções para definição de candidaturas são em julho do próximo ano – o deputado acredita que este é o seu momento de concorrer ao cargo máximo da administração municipal.
“A escolha de fato, pela lei, não pode ser agora, mas a principal coisa para alguém ser candidato é ele querer ser, e ter condições técnicas para exercer o cargo”, discursa Venzon.
“Eu fui candidato em 2004 e nas outras vezes não fui por análises que fiz em cada situação, vi que não seria vantajoso ser”, continua, “agora vejo que existe um momento em que eu devo participar e colocar meu nome para apreciação das pessoas. Pelo resultado da última eleição, eu devo fazer isso”.
Apoios partidários
Valério Heil, presidente do PSDB municipal, diz que o lançamento da candidatura de Venzon, no próximo ano, é uma decisão sem volta. “O partido apoia a candidatura dele a prefeito, estamos atrás de empresários e de vereadores, estamos na estrada”.
Heil diz que está conversando com todos os partidos para buscar apoio para 2016. A ideia é angariar outras siglas para uma “candidatura que seja consenso”. Para definição de vice, no entanto, ele diz que nada ainda foi fechado.
Informações de bastidores, porém, dão conta de que pelo menos três partidos foram procurados: o PR, o PP e o PMDB. A sigla quer lançar uma nominata completa de candidatos a vereador (22 nomes) no próximo pleito
“Não existe eleição fácil”, afirma o deputado, “nem eleição ganha, nem perdida. Apesar dos estímulos favoráveis que temos, não significa que será fácil, é por isso que estamos articulando para que várias lideranças venham para o PSDB para serem candidatos a vereador”.
Para a próxima eleição, os gastos com publicidade e campanha estão limitados devido à lei eleitoral e, por isso, segundo Venzon, o poderio econômico dos candidatos vai ser menos decisivo. “Vai valer muito a história e o conhecimento, e o contato de cada um com o eleitor”.