Série de vídeos conta história de Brusque a partir de ruas, praças e construções
Caminhos da História é um projeto viabilizado pela lei Aldir Blanc
Caminhos da História é um projeto viabilizado pela lei Aldir Blanc
O projeto Caminhos da História já está disponível no YouTube. Viabilizado através da lei Aldir Blanc, a série de vídeos tem como enredo as relações entre passado e presente e conta a história de Brusque partindo de ruas, praças, construções e monumentos.
Com quatro vídeos de 20 minutos, são exploradas a rua Hercílio Luz e a colonização de Brusque, a avenida Cônsul Carlos Renaux e a importância do Cônsul para a cidade, as avenidas Beira-Rio e a relação de Brusque com o Rio Itajaí-Mirim, e por fim a rua do Cedro que faz a ligação entre a região central e o bairro Dom Joaquim.
Todos abordam temáticas variadas como a história de algumas empresas, clubes e escolas da região e também da colonização inglesa, polonesa e italiana em Brusque.
O professor de história e idealizador do projeto, Carlos Eduardo Michael, conta que o objetivo é dar sentido para os espaços do dia-a-dia dos brusquenses e revelar camadas do que já aconteceu, mas que ainda faz parte do cotidiano.
“A ideia foi dar esse olhar cuidadoso e belo para as ruas, paisagens e pra história da cidade. E conhecer e valorizar o passado é condição fundamental para a construção da cidadania e da valorização de nosso presente”, explica.
Todos os quatro vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube de Carlos, intitulado Feito de História.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: