Série de vídeos conta história de Brusque a partir de ruas, praças e construções
Caminhos da História é um projeto viabilizado pela lei Aldir Blanc
O projeto Caminhos da História já está disponível no YouTube. Viabilizado através da lei Aldir Blanc, a série de vídeos tem como enredo as relações entre passado e presente e conta a história de Brusque partindo de ruas, praças, construções e monumentos.
Com quatro vídeos de 20 minutos, são exploradas a rua Hercílio Luz e a colonização de Brusque, a avenida Cônsul Carlos Renaux e a importância do Cônsul para a cidade, as avenidas Beira-Rio e a relação de Brusque com o Rio Itajaí-Mirim, e por fim a rua do Cedro que faz a ligação entre a região central e o bairro Dom Joaquim.
Todos abordam temáticas variadas como a história de algumas empresas, clubes e escolas da região e também da colonização inglesa, polonesa e italiana em Brusque.
O professor de história e idealizador do projeto, Carlos Eduardo Michael, conta que o objetivo é dar sentido para os espaços do dia-a-dia dos brusquenses e revelar camadas do que já aconteceu, mas que ainda faz parte do cotidiano.
“A ideia foi dar esse olhar cuidadoso e belo para as ruas, paisagens e pra história da cidade. E conhecer e valorizar o passado é condição fundamental para a construção da cidadania e da valorização de nosso presente”, explica.
Todos os quatro vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube de Carlos, intitulado Feito de História.
Confira o primeiro episódio da série
Veja uma das artes de divulgação
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube